Olá Fernando Santos de Brasília - DF!!

A resposta a sua pergunta se encaixa no estudo da liturgia das Celebrações.

Na verdade em poucas palavras, desejo dar-te algumas informações.

A liturgia dominical ou mesmo semanal na Igreja Católica é igual para todas as celebrações daquele dia. As leituras seguem a mesma orientação e são utilizadas em todas as Igrejas. Por exemplo a leitura do evangelho do dia de Natal, é lido em todas as celebrações deste dia e em todas as Igreja católicas do mundo. Penso que já percebeste esta orientação quando assistes uma missa televisionada.

A distribuição das leituras Bíblicas na primeira parte da celebração foi organizada por pessoas estudiosas em Liturgia, que apresentaram um programa e os Bispos aprovaram para que fossem seguidas.

Como são aprestadas as leituras.

Primeiro critério:

Existe uma preocupação de seguir tempos litúrgicos. Por exemplo. Natal, Quaresma, tempo comum, etc.

Segundo critério:

Foram adotados 3 evangelhos que servem de base em cada ano para as leituras do evangelho; “Ano A” para Mateus, “ano B” para Marcos, “Ano C” para Marcos. Para o evangelho de João não existe um ano especial, mas algum de seus textos são incluídos nos três anos citados.

A ideia seria de em 3 anos termos uma leitura ampla da Bíblia, incluindo os dias de semana.

A primeira leitura geralmente é de um livro do Antigo Testamento e a segunda leitura de uma carta do Novo Testamento. Estas leituras ajudam a entender o evangelho. Assim se pode entender porque elas não seguem o livro parte por parte.

Assim olhando estas dimensões litúrgicas que foram adotadas pela Igreja, existe uma sequência de tempos, mas não de forma rígida para os textos (por exemplo uma sequência do evangelho). Para algumas épocas do ano até existe um sequência de textos de livros da Biblia, mas que permanecem por pouco tempo, e se alteram.