Na primeira carta aos habitantes de Corinto, Paulo fala do fato da ressurreição de Cristo e diz, como você menciona:

Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras... (1Coríntios 15,3-4)

Um rabino, quando cita as Escrituras, tem uma mentalidade diferente da nossa, que, às vezes, queremos citações exatas, frases literais. Para um judeu, a Bíblia é um todo e como um todo precisa ser lida. Paulo interpreta a ressurreição de Cristo nessa linha. Ele vê nas Escrituras, no Antigo Testamento, a profecia que falava de Jesus, da sua morte e ressureição. Não há um texto preciso que no Antigo Testamento menciona a ressurreição de Cristo ou que fale que isso aconteceria depois de 3 dias. Todavia, há referências bíblicas usadas por Paulo para revindicar essas referências.

A principal passagem que precisamos ter em consideração é o texto de Isaías que fla do Sevo Sofredor, que aparece mais vezes em Isaías 42 a 53. Fala-se de um personagem misterioso, designado "Servo do Senhor". Dele é sublinhado a fidelidade e se fala também de um sofrimento que serve como expiação pelos pecados do povo e de uma inesperada vitórica final. Especialmente nos capítulos 52 e 53: Eis que meu servo terá sucesso, será honrado, exaltado e elevado. Ele foi transpassado pelos nossos pecados, pisoteado pelas nossas iniquidades. Graças às suas feridas fomos curados... Maltratado, deixou-se humilhar e não abriu a boca; era como um cordeiro levado ao matadouro... Depois do seu tormento verá a luz... Por isso eu lhe darei as multidões como prêmio... Pois se entregou a si mesmo à morte...

Além dessas profecias de Isaías, podemos lembrar também do livro de Jonas, que conta no capítulo 2 que o profeta foi engolido por um grande peixe e ficou no seu ventre durante 3 dias e 3 noites. Depois da oração ao Senhor, Jonas saiu são e salvo. É o sinal de Jonas que Jesus aplica a si mesmo.