Assim continua sua colocação o nosso leitor Luis:

No antigo testamento Deus mandou o dilúvio; castigou Moisés, não permitindo que ele entrasse na cidade santa; matou a mulher de ló; ele castigou Davi, com a morte de seu flho, entre outras coisas, Já no novo testamento Jesus, que é Deus encarnado, virou só amor, perdão. E algumas igrejas falam que Jesus arranja emprego, compra casa própria, consegue bens materiais. E na segunda vinda de Jesus, ele vai castigar a muitos. Então vocês precisam resolver se Deus castiga ou não, pois para mim com certeza todos conhecerão seu castigo.

É uma pergunta que está no coração de tantas pessoas que se aproximam da bíblia. Mas essa preocupação deve ser também uma atitude de pessoas que estão no começo de uma caminhada. Depois de algum tempo, as ideias precisam se tornar claras, pois o ensinamento divino revelado através das escrituras é muito evidente.

O que precisamos reter do ensinamento bíblico é revelado plenamente em Cristo e aquilo que vive o povo de Israel é estrada que conduz a essa revelação. Como você disse, Cristo é amor. E castigo não tem a ver com amor. Ao mesmo tempo, intimamente ligada ao amor está a liberdade: ama e faz o que queres! Se uma pessoa ama, todas as suas ações serão condicionadas pelo amor e por isso, se o amor é verdadeiro, só virão coisas boas.

O comportamento de Deus em relação a nós, suas criaturas, é de esperança na nossa adesão ao seu amor. Ele não nos impõe nada, mas propõe. Fomos criados para amá-Lo e só nEle seremos completamente felizes. Se estamos longe dele, pela nossa escolha, somos condenados à infelicidade.

É claro que você não pode reduzir a felicidade às posses, tais como carro, casa própria... Há muitas pessoas que abraçaram de coração a Cristo e não têm nada. E são felizes! Por isso, não se deixe envolver pela teologia da retribuição, presente também em algumas páginas bíblicas, como por exemplo no livro de Jó. Há muitas pessoas ricas, que, longe de Cristo, são infelizes. A felicidade está no ser e não no possuir e os pastores, invés de prometer riquezas, deveriam sublinhar isso para a vida do discípulo.

Portanto, concluindo e respondendo de maneira direta, Deus não castiga o ser humano. O castigo final é ditado unicamente das nossas escolhas, feitas com liberdade, dom paternal de Deus. A retribuição material terrena não depende da nossa adesão a Cristo, mas das consequências das decisões das pessoas com quem convivemos, da sociedade na qual estamos inseridas.