Sobre o vestir dos cristãos, acredito muito válido ler com atenção esse texto de 1Timóteo 2,9-10, que diz:

“Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes, se enfeitem com pudor e modéstia; nem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso; mas que se ornem, ao contrário, com boas obras, como convém a mulheres que se professam piedosas.”

Esse texto é muito belo. A sua mensagem, em resumo, é que a mulher não vale pela aparência, mas pelas boas obras. Com certeza o mesmo princípio vale também para os homens e se Paulo escrevesse hoje os incluíria, sem dúvidas.

Algumas igrejas proibem o uso de certo tipo de roupas e enfeites, supondo uma base bíblica. Os aspectos culturais que revestem os textos bíblicos devem ser vistos com muita atenção. Na Bíblia o que conta é a mensagem e não a linguagem e imagens temporâneas, inerentes ao ambiente bíblico, usadas para transmitir a revelação. Se no tempo da Bíblia não existia calça comprida, não significa que hoje não podemos usar. Exagerando, deveríamos então continuar usando lâmpadas de óleo e obominar a luz elétrica? Ninguém diz uma coisa dessas. E então por que essa insistência com a saia e a calça comprida?

O importante, em tudo na vida de um cristão, é a decência. Cada um conhece o limite da decência da sua região, da sua comunidade. Use a roupa que faz você se sentir bem e que não provoque escândalo que estará seguindo a vontade de Deus.