Olá Carine Santos de Olindina - BA!

Alguns traços da personalidade de João o autor do 4 evangelho.

O apóstolo João, filho de Zebedeu foi chamado por Cristo para ser seu discípulo. Dos doze apóstolos, tornou-se o mais destacado teólogo e seus escritos provam isto. Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso em 190 d.C (atestada por Eusébio de Cesárea na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. Atualmente na cidade Éfeso em seu complexo das ruinas encontra-se uma antiga Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, justamente no lugar da sepultura considerada de João. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava. Ele tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa.

Características de João

Seu estilo é simples. A maior parte dos termos utilizados são palavras comuns, como a estrutura é largamente assindética, com muitas repetições. Segundo algumas avaliações, estas características tornam o texto cansativo para a leitura. parece que está distante da realidade.

Seu pensamento é profundo. Provavelmente nenhum livro do Novo Testamento explorou tanto este aspecto literário, se fala seguidamente sobre verdade, vida eterna, renascimento para o alto, novo nascimento etc. Na leitura do texto somos colocados em outra realidade, uma realidade espiritual.

Organização literária. O aspecto literário está muito bem arrumado.

Temos um Prólogo (1.1-18) e um Epilogo (21), uma espécie de quadro literária. No interior deste quadro literário encontramos as palavras e obras de Jesus que nos leva aos fatos da Paixão de Jesus.

Os sete sinais (milagres) em João

Outra característica encontrada é os sete sinais (milagres) em João, certamente escolhidos e depois segue um discurso onde Jesus enfatiza sua mensagem.

João foi chamado de discípulo amado de Jesus.

Em João 21,20 no epílogo do evangelho aparece:

 “E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai”? (João 21, 20 – Bíblia Almeida)

Os estudiosos da literatura dos escritos Joaninos do Novo Testamento, o Evangelho, Apocalipse e as três cartas colocam uma serie de pressupostos para testemunharem o fato que o discípulo amado que aparece no evangelho é o próprio apóstolo João. A seguir coloquemos algumas destas considerações que os autores apresentam:

- João faz parte do grupo dos três prediletos de Jesus (Pedro Tiago e João). Sempre que Jesus necessitava de testemunhas os três apóstolos que levava consigo eram eles. Encontramos por exemplo o fato na Transfiguração de Jesus no monte Tabor ou mesmo no Jardim das Oliveiras quando Jesus foi preso pelos soldados Romanos e Pedro cortou a orelha de Malco, em uma ação impulsiva em defender seu Mestre Jesus.

- Os escritos do evangelho testificam que o autor tenha sido uma testemunha ocular e João é indicado.

- Recebeu de Jesus o pedido de cuidado da sua mãe de Jesus aos pés da cruz. Jesus confiou a ele esta tarefa.

- Era o discípulo mais jovem por este motivo se coloca o evangelho de João escrito depois do ano 90 D.C. Nas pinturas da última ceia está sempre ao lado de Jesus, e se caracteriza por não ter barba, pois era adolescente.

- Na última ceia Jesus demonstra sua proximidade com Ele reclina sua cabeça no peito de Jesus.

- O escrito do evangelho em primeira redação foi em aramaico, mas o escrito destaca uma pessoa de culta grega, com a inclusão de aramaísmos sendo este João