Olá Fernando de Betim - MG

A narrativa deste milagre de cura de Jesus encontramos nos evangelhos sinóticos: Em Mateus 9,19-22; Marcos 5,25-34 em Lucas 8,43-48. Vamos citar um pelo menos para termos uma ideia do acontecido; Marcos 5,25-34:

“25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, 26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior, 27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto; 28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. 29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. 30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes? 31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? 32 Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. 33 Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. 34 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal”. (Mc 5,25-34)

 

Qual o nome da mulher que sofria fluxo de sangue

Lendo o evangelho de Marcos ele fala em “certa mulher que”, não se preocupa em falar do nome, parece que o milagre quer mostrar mais a situação da mulher na época de Jesus do que falar em seu nome.

Mateus da mesma forma não se preocupa com o nome dela no texto assim aparece: “E eis que uma mulher”, e segue a descrição do milagre.

Lucas narra deste modo: “E uma mulher”.

Respondendo pelo nome da mulher que obteve de Jesus o milagre da cura do fluxo de sangue dizemos que no texto não aparece seu nome, isto vem confirmado pelos três evangelistas, Mateus Marcos e Lucas. Assim não sabemos o seu nome.

Podemos confirmar que segundo as narrativas, era uma mulher, que sofria fluxo de sangue havia 12 anos.

O Evangelho apócrifo de Nicodemos cita o nome da Mulher.

Embora os evangelhos sinóticos não se detêm em citar o nome da mulher que foi curada por Jesus do fluxo de sangue, na literatura apócrifa encontramos seu nome que foi conservado pela devoção popular. Comumente se admite que está mulher seja Verônica, seria a mulher curado do fluxo de sangue e que também na Via Sacra que os católicos rezam, ela é apresentada em um dos quadros.

Vamos verificar o texto segundo o evangelho apócrifo de Nicodemos VII, testemunho de uma hemorroíssa:

“E uma mulher, chamada Berenice (Verônica) segue nota 107...

Nota 107: Os evangelhos falam da cura da hemorroíssa, mas não citam seu nome. Cf. Mt 9,2-22; Mc 5,25-34; Lc 8,43-48. Segundo uma tradição, chamava=-se Verônica ou Berenice.

Começou a gritar de longe, dizendo: Encontrando-me enferma com fluxo de sangue, toquei a orla de seu manto e cessou a hemorragia que eu tinha por doze anos consecutivos”. Os judeus disseram:” De acordo com a nossa lei, uma mulher não pode testemunhar”. (Evangelho apócrifo de Nicodemos VII)

Consulta:

ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004, pág.194.

BAGATTI, BELARMINO, GARCIA, FLORENTINO, La Vida de Jesús em los apócrifos Del Nuevo Testamento, Cuadernos Tierra Santa, Franciscan Printing Press, 1978, Jerusalém, pág. 71.