Olá Solange Serwetki do Rio de janeiro - RJ!

Olhando o texto bíblico de João 8,6 assim está:

“6 Eles assim diziam para pô-lo a prova, a fim de terem matéria para acusá-lo Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.”

Além disso nenhuma informação a mais. O texto não fala das palavras que Jesus escrevia. De modo que só o contexto do episódio da mulher adultera de João 8,1-12, poderá nos fornecer alguma informação e conclusão. Na história da interpretação do texto nestes dois mil anos que nos separa do acontecido, muitos estudiosos, comentaristas do evangelho de João nós disseram alguma coisa, mas nada que seja realmente decisivo. Vejamos o que já foi falado sobre isto:

A)    Alguns comentaristas antigos como Jerônimo falam que Jesus escreveu o nome dos escribas e fariseus os acusadores da mulher surpreendida em adultério.

B)     Um segundo grupo de comentaristas como Beda, São Tomás de Aquino argumentam que Jesus escreveu a frase que vem em seguida “quem dentre vós não tem pecado...”

C)     Os comentaristas modernos falam em palavras sem significado, como alguém quer está distraído, longe do acontecido e propõe algo diferente.

D)    Algumas Bíblias (conforme de Jerusalém 1981) colocam o significado deste gesto permanece obscuro.

Concluindo:

Sem desmerecer todo o trabalho destes estudiosos, notamos que aquilo que Jesus escreveu no chão não é o mais importante neste episódio da mulher adultera. Mas neste fato o mais importante é o que Jesus propõe de novo, que sem ofender a mulher adultera o perdoa de seu pecado e a indica um caminho novo a mudança de vida. Ao contrário da Lei farisaica que era pela eliminação da vida.