Olá Rebeca de Florianópolis - SC!

O Templo de Salomão não existe mais, foi destruído em 586 antes de Cristo: por Nabucodonosor, rei de Babilônia, hoje encontramos apenas ruínas deste Templo.

Notas complementares:

Em Jerusalém foram construídos dois templos, e foram destruídos por ocasião de guerras (em 586 a.C. e 70 d.C.) Hoje ainda existe a assim chamada Esplanada do Templo e o Muro das Lamentações (mais corretamente denominado “Muro Ocidental”), que lembram o último templo, destruído há mais de dois mil anos.

Notas sobre o Templo de Salomão:

O primeiro templo é chamado Templo de Salomão, pois foi construído por ele, no século XI antes de Cristo, sobre um terreno comprado pelo rei Davi, no monte Moriah (2Samuel 7,1-16; 1Reis 5,3-5; 8,17; 1Crônicas 17,1-14; 22,6-10).

A construção do Templo tinha sido desejada pelo pai de Salomão, o rei Davi. O objetivo era ter uma ‘casa’ para a Arca da Aliança. A tradição diz que o desejo de Davi não foi realizado por causa dos pecados que cometeu. Salomão, no entanto, conseguiu contruí-lo. Foi um trabalho que durou 7 anos (1Reis 6,37.38), com madeiras vindas do Líbano. Os números, como contam 1Reis 5,15-16; 9,20-23 e 2Crônicas 2,2 são espetaculares: Salomão enviou 30 mil homens para o Líbano para trabalharem com a madeira e convocou 70 mil libaneses (do reino de Tiro) como carregadores e 80 mil como cortadores. Além desses, nomeou 550 homens como responsáveis pelos serviços e outros 3.300 como ajudantes. As medidas da construção são descritas em 1Reis 6,20 e 2Crônicas 3,8). A Arca da Aliança foi colocada no Santo dos Santos, uma sala dentro do edifício.

Esse templo foi destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia, em 586 antes de Cristo. A destruição do templo, depois de 2 anos de assédio de Jerusalém, culminou no exílio dos judeus em Babilônia.

A razão da sua destruíção, segundo os profetas, é motivada pela falta de fidelidade do povo. É essa a leitura, por exemplo, que encontramos em Ezequiel 6.

Resumo das datas mais importantes.

Século XI (cerca de 990 anos antes de cristo): Construção do Primeiro Templo por Salomão.

586 antes de Cristo: O templo de Salomão é destruído por Nabucodonosor, rei de Babilônia

515 antes de Cristo: Os judeus constroem o Segundo Templo

19 antes de Cristo: Herodes o Grande amplia o Segundo Templo

70 depois de Cristo: Tito destrói o Templo de Herodes