A distinção entre Alma e Espírito é típica de certo pensamento ligado ao espiritismo, à reencarnação. A alma seria aquilo que reencarna, enquanto que o espírito algo mais elevado. Nessa visão, a alma é aquilo que ocupa o corpo fisíco, que o controla, que "usa" o corpo para perceber o mundo. O Espírito, se entendo bem, é algo não ligado com a alma e o corpo, para onde iria a alma quando o corpo morre. Seria quase como que um corpo em uma dimensão espiritual.

Não sou muito esperto no tema de espiritismo, pois tenho a convicção de que não existe reencarnação. De fato, nós cristãos acreditamos na ressurreição da carne e não na reencarnação. Somos corpo e alma, uma unidade. O nosso corpo não é uma mera forma, usada. O mundo, além do mais, não é uma punição, mas um prêmio, onde Deus mostra seu amor para nós.

Os defensores da visão tripartida do ser humano usam muito o texto de 1Tessalonicenses 5,23:

O Deus da paz vos conceda santidade perfeita; e que o vosso ser inteiro, o espírito, a alma e o corpo sejam guardados de modo irrepreensível par o dia da Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

É a única vez que nos escritos paulinos aparece essa divisão tripartida do homem. Em outros lugarares ele fala do corpo (veja Romanos 7,24ss) e da alma (veja 1Coríntios 15,44 seguintes). Resulta claro, no estudo complessivo da literatura paulina, que ele não entende o ser humano dividido em três partes, mas e um todo. De fato, o acento nesse versículo citado é colocado no "ser inteiro", isto é, indivisível. A menção do espírito provavelmente se refere ao princípio da vida nova em Cristo.

Nós cristãos podemos acreditar somente que somos corpo e alma, uma coisa só, indivisível, unidas, única! O Espírito é a graça de Deus que existe em nós, que atua em nós, que nos é dada como presente: é Deus agindo na nossa vida!