O Antigo Testamento normalmente é dividido em seções, grupos de livros que tratam de temas mais ou menos parecidos: pentateuco, livros históricos, livros proféticos e livros sapienciais. Os livros proféticos, de acordo com a sequência dos livros bíblicos proposta pela Vulgada, são 18. Por isso poderíamos falar de 18 profetas, embora isso seja bastante relativo. De fato, Moisés em toda a Bíblia é considerado um profeta, mas entre os 18 livros proféticos não há um com o nome de Moisés. De qualquer forma a divisão mencionada serve como elemento didático e não fazemos mal em usá-la.

Entre os livros proféticos, há alguns com grande volume de texto e outros com poucos capítulos. Por causa do tamanho dos livros, os profetas a quem é dedicado um livro foram divididos em "menores" e "maiores". Essa divisão é do tempo de Agostinho.

Os profetas menores, cujos livros são de tamanho pequeno, são: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, e Malaquias.

Os profetas maiores são: Isaias, Jeremias, Ezequiel e Daniel

Nessa divisão não são contemplados o livro de Baruc, que não aparece na Bíblia Protestante, por que escrito em grego, e o livro das Lamentações, que na Bíblia Hebraica não é considerado como um livro profético.

 

Na Bíblia Hebraica

A Bíblia Hebraica, usada até hoje pelos hebreus e adotada pelos protestantes como cânon do Antigo Testamento, traz outra dsiposição para os livros. Ela fala de "profetas anteriores" (Josué, Juízes, 1-2 Samuel, 1-2 Reis) e de profetas posteriores (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).

Os livros de Daniel e Lamentações, na Bíblia Hebraica aparecem entre os livros chamados "escritos" (ketubim). Obviamente, Baruc e as partes gregas de Daniel não aparecem na Bíblia Hebraica e, por isso, não entram na Bíblia Protestante.