A invasão dos gafanhotos é a 8 praga que Deus inflige ao povo do Egito, para mostrar-lhe que Ele está com os hebreus, que querem se libertar da escravidão, que querem ir para a Terra Prometida, conduzidos por Moisés.

As pragas são contadas em Êxodo 7,10-11,10. A história da invação dos gafanhodos é narrada em Êxodo 10,1-20 (veja aqui a lista das pragas do Egito).

Invés de chamarmos de "pragas" deveríamos dizer que se tratam de prodígios de Deus, sinais que mostram a sua potência e que deveriam fazer com que os testemunhas se inclinassem diante do seu poder, diante de sua ação poderosa. Os egípcios não se inclinam, mas continuam com o "coração endurecido" e os hebreus escravizados só se libertam pela bondade divina e pela fé em Deus que lhes conduz pelo deserto.

 

É um fato histórico?

Assim como o evento das 10 pragas, muitas outras passagens da Bíblia merecem ser colocadas embaixo dessa pergunta. História e ficção na Bíblia é um binômio difícil de conciliar, mas muito importante para entendermos a mensagem da Palavra de Deus.

Tudo o que é dito na Bíblia tem um evento histórico por trás. Às vezes esse evento histórico foi codificado em contos mitológicos. Outras vezes é lido sob a perspectiva da fé e ainda muitas vezes fatos são aumentados para sublinhar a potência divina.

Em relação aos gafanhotos, sabe-se que a região do norte da África pode sofrer ataques parecidos. Um ateu pode entender tudo isso como um evento natural, mas alguém que confia em Deus vê de forma diversa, como um prodígio, como um sinal. Foi isso que aconteceu com o autro do texto bíblico. Um evento não acontece por acaso, mas representa um sinal, traz consigo uma mensagem. Cabe a nós saber interpretar, iluminados pela fé.