Olá Leila Teixeira da Silva do Rio de Janeiro / RJ!

No livro do Gênesis não encontramos um único gênero literário, mas sim vários gêneros literários, recolhidos em diferentes fontes de informação. O Povo de Deus esteve cercado por diversos impérios que os dominaram e influíram também na escrita e no pensamento da transmissão das idéias. Muitos elementos vieram da cultura da Mesopotâmia, outros elementos vieram do Egito, bem como também de civilizações menores como os Fenícios e os Cananeus. Muitos elementos destes povos aparecem nos textos da Bíblia.

Diferentes gêneros literários encontrados do livro do Gênesis:

1 - A lenda: dos gêneros este é o mais comum que encontramos no livro do Gênesis e caracteriza-se em produzir um fato a partir de um relato verdadeiro, citando o nome da pessoa e do lugar. Nos tipos de lendas existentes encontramos as lendas etiológicas, que pretendem explicar, no passado, a “causa” de qualquer acontecimento do presente. Exemplificando uma lenda etiológica é o relato da destruição de Sodoma e Gomorra. Uma outra lenda etiológica é para explicar a origem do nome de uma pessoa (para Isaac, que significa “rir”, ou filho do riso de Sara, conf. 18,9-15; 21,2-7).

2 - A genealogia: outra espécie de gênero literário que aparece no Gênesis listando nomes que recua ao passado, a partir do presente.

Pela genealogia o autor procura justificar no aspecto jurídico de acontecimentos, privilégios de uma classe social (conf. Gênesis 5,1-32; 10; 11,10-32).

Pela genealogia se busca o preenchimento do o imenso espaço entre a Criação e a História do povo hebreu.

3 - As sagas: ou histórias antigas recontadas de diferentes formas: exemplificando a luta pelos poços de água pelos pastores no deserto; as guerras tribais, histórias de famílias, etc...

4 - Gênero mítico utiliza esta linguagem para explicar certos fatos e acontecimentos. Embora exista um combate aos mitos, a força das civilizações que dominaram o povo de Deus, influenciou nos escritos. Citamos alguns: a criação do homem a partir do barro (2,7), a árvore da Vida e a árvore da ciência (2,9-10; 3,1-6), o mito da serpente (cap. 3).

Este material foi recolhido e elaborado ao longo de séculos de existência,passados inicialmente de forma oral, depois em forma escrita, e fixados aos poucos em documentos. Estes seguiram um caminho, do norte da Samaria (722), viram para o Sul Jerusalém. Depois foram para o Exílio e os seus redatores pertencentes a escola sacerdotal, reuniram os documentos, escreveram e colocaram seu estilo e teologia.

A história do Gênesis e seu gêneros literários é longo e contém documentos desde o século XIII a. C até o século V a.C.