É uma pergunta fácil de responder, pois a mesma coisa foi pedida a Jesus pelos saduceus, seus contemporâneos, como conta Lucas 20. Vejamos o texto de perto (27-39).

Chegaram então alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, e perguntaram-lhe: Mestre, Moisés nos deixou escrito que se morrer alguém, tendo mulher mas não tendo filhos, o irmão dele case com a viúva, e suscite descendência ao irmão. Havia, pois, sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem filhos; então o segundo, e depois o terceiro, casaram com a viúva; e assim todos os sete, e morreram, sem deixar filhos. Depois morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual deles será ela esposa, pois os sete por esposa a tiveram? Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento; mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. Mas que os mortos hão de ressurgir, o próprio Moisés o mostrou, na passagem a respeito da sarça, quando chama ao Senhor; Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele todos vivem. Responderam alguns dos escribas: Mestre, disseste bem. Não ousavam, pois, perguntar-lhe mais coisa alguma.

A questão principal colocada pelos saduceus é a fé na Ressurreição dos Mortos. Essa classe da aristocracia de Israel não acreditava nela, enquanto que os fariseus, a classe popular, estimava essa fé. Para os saduceus, o reino messiânico já existia no bem-estar que viviam; acreditavam na teologia da retribuição: aquilo que você tem é retribuição da fé em Deus, enquanto que a pobreza e disgraça é fruto da falta de fé, falta de confiança em Deus. Não queriam mudanças!

 

Os 7 maridos e a mulher sem filhos

Os saduceus inventaram a história de uma mulher que casa com 7 irmãos e no final, sem filhos, morre. A pergunta é: se existe a ressurreição dos mortos, com qual marido ela vai ficar?

Primeiro de tudo, analisando a história inventada, a lei de Israel determinava que uma mulher, se ficasse viúva e não tivesse filhos, deveria se casar com o irmão do esposo (Deuteronômio 25,5-6), para evitar que a propriedade passasse a uma outra família.

A pergunta dos saduceis tem um único objetivo: mostrar as incongruências da fé na ressurreição.

 

Resposta de Jesus

A resposta de Jesus se divide em duas partes. Na primeira (versículos 34-36), em síntese, diz: vocês não entendem nada sobre a ressurreição. De fato, os saduceis queriam imaginar a vida depois da morte como a vida terrena, invés Cristo explica que será totalmente diferente da condição atual: não há casamento no céu, mas todos serão como anjos! Essa primeira parte serveria bem para responder a sua pergunta!

Na segunda parte da sua resposta, Jesus afirma que a fé na ressurreição é um ponto firme da religião cristã: Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos!

 

Proposta de reflexão

Poderíamos deixar duas perguntas que nos fazem refletir, que poderia ser usada para um trabalho em grupo, na comunidade:

  1. Hoje, os grupos que têm poder, como imitam os saduceis, tentando impedir mudanças no mundo e na Igreja?
  2. Acreditamos na ressurreição? Quando digo que creio na ressurreição, penso a alguma coisa do passado, do presente ou do futuro? Experimentamos, alguma vez, nas nossas vidas, a ressurreição?