Se você entende "evangelistas" como os autores dos Evangelhos, como deveria ser entendido, não é fácil dizer quem é o maior. Todos têm a sua importância e acredito que não podemos criar um ranking que coloque um no primeiro degrau e os outros embaixo.

Os Evangelistas são 4: Mateus, Marcos, Lucas e João. Mateus e João foram também apóstolos de Cristo, enquanto que Marcos e Lucas não. Os três primeiros são ditos "sinóticos", pois têm muitas coisas em comum. João é mais independente e muitas histórias sobre Cristo aparecem unicamente no seu evangelho.

Na Bíblia não existe o louvor dos autores entre si. Quando os livros foram escritos, não eram conhecidos por todos; circulavam nas comunidades locais, para as quais haviam sido destinados. Só mais tarde começaram a ser reunidos em uma coleção, quando os autores já haviam morrido. Por isso, não podemos esperar que Lucas louve a obra de Marcos ou vice-versa.

Com "evangelista" podemos colocar no palco dois termos que têm outro significado: evangélico e evangelizador.

Evangélico deveríamos usar para tudo o que deriva do Evangelho, que não é apenas os livros, mas a Boa Nova anunciada por Cristo, recolhida principalmente nos 4 evangelhos. Ao mesmo tempo se tornou um adjetivo que caracteriza os seguidores de confissões nascidas da Reforma, principalmente pela profunda adesão que fazem à leitura da Bíblia.

Evangelizador é aquele que transmite a Palavra de Deus, que anuncia o Evangelho. O maior deles, em termos de eficácia e volume de obra, no início do cristianismo, foi Paulo. Anunciou a mensagem de Cristo fora de Israel, fazendo com que a Boa Nova chegasse até os confins da terra, até o centro de então, em Roma.