Há, no mundo moderno, muita gente que não acredita em Deus e, ao mesmo tempo, muitas concepções de Deus. Penso que o ser humano é feito para olhar para o alto, buscar a trascendência, o encontro com o seu criador. Para muitos isso não tem nenhum fundamento, para outros é uma questão vital, razão da própria vida. Portanto é natural nos interrogar sobre quem está certo.

Do meu ponto de vista, o dom maior que Deus deu à humanidade foi a liberdade, a possibilidade de dirigir a própria vida. Deus nos considera como filhos. Não necessita da nossa fé, mas fica 'contente' com ela, pois não existe nada mais gratificante para um pai que ver o próprio filho na sua casa, seguindo os seus conselhos. Todavia, um verdadeiro pai nunca amarrará um filho, obrigando-o a seguir uma determinada estrada. O pai dá conselhos, que o filho seguirá ou não. O pai é Deus e os filhos somos nós.

Acho que as pessoas que não acreditam em Deus estão em caminho, exercendo a liberdade de filhos de Deus. Todavia almejo que mais cedo ou mais tarde ouçam a voz do Pai e voltem para casa, único modo de se realizar plenamente. Ao mesmo tempo não penso que a fé em Deus seja uma exclusividade do catolicismo ou do protestantismo ou outras formas religiosas conhecidas. Há muitas pessoas religiosas, com muita fé, que não pertencem a crenças religiosas que julgamos corretas.