Na Bíblia existem dois josés importantes. O primeiro é dito "José do Egito", porque foi vendido por seus irmãos, filhos de Jacó, a uma caravana que ia para o Egito. Ali viveu, se tornou famoso e levou toda a sua família para lá. Por causa dele os hebreus passaram a viver no Egito, primeiro de modo pacífico e com privilégios, depois se tornaram escravos.

O outro José, provavelmente mais conhecido, é o pai adotivo de Cristo, esposo de Maria.

A mãe de "José do Egito" é Raquel, como contado em Gênesis 30,22-24. Invés, sobre a mãe de José do Novo Testamento, o esposo de Maria, nada sabemos. É verdade que temos duas genealogias de Jesus onde poderíamos ver quem é o pai de José, mas essas "árvores genealógicas" tem um valor puramente teológico e nada se diz sobre sua mãe. Vamos vê-las mais de perto.

  1. Mateus 1,16 diz: "Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo".
  2. A outra genealogia de Jesus se encontra em Lucas 3. No versículo 23 o evangelista diz que Jesus era filho de Eli.

Dessa discordância já precisamos desconfiar da informação transmitida pelos dois evangelistas. Se eles tivessem a intenção de transmitir um dado histórico, seriam concordes em afirmar a paternidade de José.

Mateus, com a sua genealogia sobre Jesus, tem um objetivo muito claro: quer mostrar Jesus como rei de Israel. E para isso é importante que Ele descenda de Davi. José, portanto, deve ser da casa de Davi.

Lucas, invés, tem uma preocupação mais universalista, fazendo Jesus ser ligado com a descendência de Adão. De fato, Jesus é o novo Adão.

O pai de José pode ser tanto Jacó quanto Eli. Não conseguiremos nunca indentificá-lo, pois fora da Bíblia não existe nenhuma informação histórica sobre o esposo de Maria. O mesmo se aplica à mãe de José, de quem a Bíblia não faz nenhuma referência.