É um tema muito debatido no ambiente da patrologia. Orígenes, viveu entre o segundo e terceiro século da era cristã (Alexandria, 185 - 245, Tiro). Foi um dos assim ditos "Padres da Igreja", personagens antigos que contribuiram de forma extraordinária com o desenvolvimento da teologia. Convido a ler detalhes biográficos sobre Orígenes nesse link.

É difícil dar juízos objetivos sobre Orígenes. Aquilo que sabemos sobre ele foi dito principalmente por Eusébio de Cesareia, De qualquer forma, atté hoje o que ensinou faz parte dos estudos teológicos. Isso talvez fala por si mesmo.

O problema com ele está na controvérsia com o seu bispo, Demétrio, em Alexandria. Há uma hipótese que diz que Orígenes teria se mutilado, para evitar as tentações. Isso teria feito com que a sua ordenação como sacerdote fosse proibida por seu bispo. Mas foi ordenado por outro bispo, provocando a incompreensão do bispo de Alexandria e o consequente exílio de Orígenes em Cesaréia. É provável que os desententimentos com as autoridades não permitiram que ele se transformasse em um santo, no sentido tradicional do termo, mas de qualquer forma não é um herege.

As suas obras escritas são numerosas. Alguns falam até de seis mil obras, enquanto que Jerônimo, numa de suas cartas, cita 2 mil. Muitas se perderam e não chegaram até nós!

 

Exegeta

Foi muito importante também para o campo da exegese. É muito famosa a sua obra conhecida como Exapla, isto é a Bíblia disposta em seis colunas: do lado do texto hebraico original da Bíblia colocou a transliteração em grego e as traduções mais influentes daquele tempo (Áquila, Simaco, Setenta, Teodócio). Além disso temos os assim ditos Scolii, anotações sobre passagens particulares da Bíblia, quase todas perdidas; sermões sobre inteiros livros bíblicos; e comentários dos livros bíblicos, caracterizados pela interpretação alegórica, típica de Orígenes.