Quando temos que definir Jesus, não nos sentimos seguros se devemos dizer que era hebreu, judeu ou israelita. Fazemos confusão sobre esses termos (acrescentamos também “israelense”). Essa dúvida nasce do fato que o povo que a Bíblia conta a história é indicado com diferentes denominações: hebreus, israelitas, judeus. Como entendê-los?

Hebreu:esse é o nome que aparece frequentemente nos primeiros 5 livros da Bíblia, chamados Pentateuco, onde indica um grupo definido no conjunto dos povos semitas (derivados de Sem, filho de Noé). Abraão é chamado “o hebreu” (Gênesis 14,13) e deste nome nasce o hebraísmo (diferente do judaísmo!).

Israelita:é um adjetivo que vem do nome dado a Jacó, “Israel” (Gênesis 32,29). Em geral, com “israelita” é subentendido o povo hebraico na sua unidade de fé, tradição e religião. A Bíblia usa muitas vezes “filhos de Israel”. Todavia, quando o reino unitário, guiado por Davi se divide (veja 1Reis 11,26-32; 12,1-33), nascem dois reinos na região dos hebreus: o Reino do Norte (formado por 10 tribos), chamado também de Reino de Israel ou de Samaria (era a capital) e o Reino do Sul ou de Judá, cuja capital era Jerusalém. Nesse período, com o termo “Israelita” se indicam os moradores do Reino do Norte, ou de Israel, enquanto que “Judeu” designa os pertencentes ao Reino do Sul, ou de Judá. É também nesse período que nascem as frases “rei de Israel” e “rei de Judá”.

Judeu, indica, além disso, desde o fim do exílio em Babilônia  (538 a.C.), os habitantes da Judeia, que se torna uma província persiana. Nesse período começa o Judaísmo e se afirma o termo “judeu”, enquanto que o uso das palavras “hebreu” e “israelita” se torna menos frequente.

Diante disso, podemos dizer que Abraão era um hebreu, mas está errado dizer que era um judeu. Sobre Jesus, invés, é correto dizer que era hebreu e judeu, ou seja a sua religião era o hebraísmo ou o judaísmo.

Apenas como nota, pois não é uma questão bíblica, Israelense, invés, é o habitante no atual país de Israel.