O episódio que você lembra, acontecido durante a Paixão de Cristo, é contato também por João (18,15-27), Marcos (14,68ss) e Lucas (22,60ss). Em Marcos e Lucas o galo canta também depois da segunda negação de Pedro. Mateus e Lucas dependem completamente da narração de Marcos. O episódio contado por João, invés, tem características particulares e, segundo alguns críticos, poderia revelar uma certa tensão entre os apóstolos Pedro e João.

Esse fato fora profetizado por Jesus, que disse, conforme João: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes. (João 13,38)

Trata-se concretamente de um galo e não de um apito. O canto do galo, que tradicionalmente anuncia a chegada de um novo dia, confirma a profecia de Jesus.

Outra passagem de Marcos lembra o galo que canta ao alvorecer: Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã... ( Marcos 13,35)