Olá Edna de Maracanaú / CE!

Embora já tenha respondido esta pergunta, novamente olhei o que o comentário do evangelho de Mateus e do livro do Atos do Apóstolos falam do episódio.

A pergunta pede pela corda que Judas utilizou, onde esta o texto escrito, também pergunta pela arvore. Esta preocupação o texto não manifesta tanto no evangelista Mateus (Mateus 27,5) como em Atos (Atos 1,18), se quisermos entender que Judas usou uma corda, amarrada em uma arvore só como complemento, pois não existe explicação nem texto escrito.

Completando a resposta:

 

Para saber do por que de duas interpretações, no enforcamento de Judas, muitos estudiosos, analisando o texto desde a antiguidade (a história da exegese fala deste assunto) tentam encontrar uma explicação a questão do enforcamento de Judas (Mateus 27,5) ou jogou-se de um barranco e se partiu ao meio (Atos 1,18)?

 

Os Textos demonstram as características próprias dos narradores, Mateus e Lucas:

 

Olhando os dois escritos vemos que existe uma diferença de tempo entre o que Mateus escreveu e o que Lucas nos Atos dos Apóstolos escreveu. Ambos escrevem para comunidades diferentes, Mateus escreve para Judeus de Jerusalém (Mateus aramaico 50 d. C e Mateus 60 d.C.) e numa distância pequena entre o acontecido e o escrito. Muitos dos que ouviam o evangelho de Mateus viveram aqueles fatos, presenciaram e participaram. Enquanto que Lucas, não foi discípulo de Jesus, acompanhou em particular a Paulo nas suas viagens e seus ouvintes. (evangelho de Lucas 70 (d. C.) não conhecia nem a Palestina, ou Jerusalém muito menos onde se localizava o campo Aceldama, chamado de “campo de sangue”. Lugar para sepultamento de estrangeiros fora da área cemiterial judaica.

Uma verdade pode ser considerada. A existência do campo chamado Aceldama, ao lado da “Geena”, local onde se colocava a imundice da cidade de Jerusalém. Temos restrições quanto a existência de arvores de porte, no local, pois além de ser zona desértica, nas continuas invasões dos exércitos elas foram cortadas. A topografia confirma a existência de penhascos no local.

Minha experiência: Nos vários anos que morei em Jerusalém, muitas vezes após o almoço se caminhava no vale da Geena do início ao fim, local de muitas pedras barrancos e penhascos. No local chamado Aceldama, (enforcamento de Judas) existe um convento grego ortodoxo.