Olá Yaohusaph ben-Yah'akov da Palestina !

Para inicio de resposta, comecemos com uma introdução ao calendário hebraico que tem suas origens no calendário cananeu inclusive nos nomes dos meses. Teremos mais facilidade para entender.

CALENDÁRIO HEBREO

O ano judaico está dividido em 12 meses de 29 ou 30 dias cada, e baseia-se nas fases lunares. Para compensar o atraso do ciclo lunar (29 ou 30 dias) no ano solar a cada dois ou três anos um mês extra conhecido como "segundo Adar" é intercalado antes do mês Nisán. O início do ano é celebrada no culto primavera (1 de Nisan - março-abril); no entanto, o novo ano civil acontece no outono, no mês de Tishri. A numeração começa nos meses de primavera com o mês de Nisan ou Abib, como é nomeado no Calendário da Babilônia, também chamado calendário cananeu.

Número do mês Nomes babilônicos (ou cananeus) Meses solares (nomenclatura atual)

1 Nisán (o Abib)       março-abril

2 Ijjar (o Ziv)             abril-maio

3 Siwan                    maio-junho

4 Tammuz                junho-julho

5 Ab                          julho-agôsto

6 Etul                        agôsto -setembro

7 Tishri (o Etanim)     setembro -outubro

8 Markhesván (o Bul) outubro-novembro

9 Kislew                      novembro-dezembro

10 Tebeth                   dezembro -janeiro

11 Shabat                   janeiro-febrero

12 Adar                       fevereiro-março

Agora está fácil de responder a pergunta:

O quarto mês seria do antigo calendário cananeu seria Tammuz com referência aos meses junho-julho do nosso calendário e o quinto mês seria Ab, com referência aos meses de julho-agôsto. O nome dos 12 meses foi colocado no quadro acima que pode ser conferido. Bom estudo.

Consulta:

GALBIATI, HENRIQUE, O evangelho de Jesus, editado pelos voluntários da MIMEP, Ist. S. Gaetano, Vicenza, Italy e Edições Paulinas, Caxias do Sul, 1971, pág.29