Olá Adalto Canites de Itaguaí / RJ!

Quando ouvimos este título Jesus, “filho de Davi” estranhamos muito, pois nos vem em mente, o personagem Bíblico o Rei Davi, que viveu 1000 antes de Jesus Cristo.

As profecias do Antigo Testamentárias de Jesus.

A explicação do título de “Jesus filho de Davi”, vem das profecias do Antigo Testamento que preanunciavam a vinda do Messias. Nos livros do Antigo Testamento encontramos que o Cristo (Messias) esperado seria da descendência de Davi.

Jesus é considerado o Messias prometido no Antigo Testamento e que o Povo de Deus esperava ansioso. Na visão do judaísmo o Messias teria descendência do Rei Davi. As profecias do Antigo Testamento assim se manifestavam. Vejamos alguns textos: 2 Sam 7,14-15

“Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho: se ele fizer o mal, castigá-lo-ei com vara de homem e com açoites de homem.15 Mas minha proteção não se afastará dele, como a tirei de Saul, que afastei de diante de ti.” (2 Sam 7,14-15) Biblia de Jerusalém

Encontramos aqui a primeira fórmula de messianismo real: Os reis da descendência Davídica terão uma imagem do rei ideal futuro, o messias.

Olhando no Novo Testamento a “expressão filho de Davi”:

No Novo Testamento o cego de Jericó interpela Jesus a cura e o chama de filho de Davi, salientando sua messianidade. Jesus reluta em aceitar este título “filho de Davi”, e prefere ser chamado “Filho do Homem”, pois estava comprometido com a concepção humana do messias.

A expressão Jesus filho de Davi em Mateus.

O Evangelista Mateus no início do evangelho, capítulo 1 dá uma prova genealógica que Jesus foi descendente direto de Davi por intermédio de José, o pai legal de Jesus. A genealogia de Mateus mostra como José pai adotivo de Jesus deu a descendência davídica a Jesus. José era da família de Davi, por este motivo na ocasião do recenseamento foram até Belém para, cumprirem o decreto de Cesar Augusto. A profecia de Miquéias estava cumprindo-se:

“Mas tu Belém, Éfrata, embora pequena entre as clãs de Judá, de ti sairá para mim aquele que será dominador em Israel,Suas origens são de tempos antigos de dias imemoráveis” (Mq 5,1) Bíblia de Jerusalém.

A expressão Jesus filho de Davi e Lucas

A genealogia de Lucas, no capitulo 3 mostra como Maria a Mãe de Jesus outorga por sua gestação humana a descendência de Davi. Lucas diferente de Mateus coloca na sua genealogia cinco mulheres e todas desclassificadas na sociedade Judaica. As genealogias na sociedade judaica, se formavam somente com nomes de homens. Eram famílias patriarcais. Na genealogia de Lucas aparecem 5 mulheres, com marcas de descriminação.

Raab de Jericó (estrangeira e prostituta);

Tamar (Cananéia e seduz o sogro);

Betsabeia, concebe em adulterio , uma vez seduzida pelo Rei Davi;

Rut, estrangeira, moabita, casa com Booz, e

Maria que engravida ainda solteira.

Assim de uma geração pecadora surgiu o messias, o Emanuel, o filho de Deus. Pela linhagem de Maria sua mãe, Jesus é chamado filho de Davi, assume a parte fraca, humilde da humanidade para servir de resgate. A mulher passa a ter dignidade e o pequeno que é desconsiderado pela sociedade do tempo de Jesus, Jesus se torna um Messias e salvador.

A expressão Jesus filho de Davi e na boca dos que recebiam curas.

Por pessoas que, pela fé, buscavam perdão ou cura Jesus foi chamado "Senhor, Filho de Davi". Exemplos: A mulher Cananéia cuja filha estava sendo atormentada por um demônio (Mateus 15,22), os dois cegos de Jericó (Mateus 20,30) e o cego Bartimeu (Marcos 10,47) todos clamaram ao filho de Davi por ajuda. Chamar Jesus de "Senhor" expressava um sentimento da divindade, domínio e poder, e ao chamar Jesus "Filho de Davi", eles estavam professando que Ele era o Messias.

A expressão Jesus filho de Davi no entendimento do Fariseus. Os fariseus também compreenderam o significado das pessoas chamando Jesus de "filho de Davi". Entretanto, eles estavam cegos pelo próprio orgulho a esta realidade, o Messias estava no meio. Terminaram enfurecidos (Mateus 21,15) e planejaram matá-lo (Lucas 19,47).

Assim os fariseus, considerados professores da lei, permaneceram na ignorância quanto ao que o Antigo Testamento ensinava sobre a verdadeira missão do Messias, cada vez se distanciando mais Dele.