Para contextualizar a resposta, começo citando alguns textos onde, na Bíblia, aparece esse grupo de personagens:
Ezequiel 1,5: E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
Ezequiel 1,13: E, quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como ardentes brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos;
Ezequiel 10,20: Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins.
Apocalipse 4,6-8: À frente do trono, havia como que um mar vítreo, semelhante ao cristal. No meio do trono e ao seu redor estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por trás. O primeiro Ser vivo é semelhante a um leão; o segundo Ser vivo, a um touro; o terceiro tem a face como de homem; o quarto Ser vivo é semelhante a uma água em vôo. Os quatro Seres vivos têm cada um seis asas e são cheios de olhos ao redor e por dentro. E, dia e noite sem parar, proclaamam: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus Todo-poderoso, Aquele-que-era, Aquele-que-é e Aquele-que-vem”
Apocalipse 5,6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
O texto mais significativo entre estes é provavelmente Apocalipse 4. Este texto se inspira em Ezequiel e em Isaías 6,2, que diz: Acima dele, em pé, estavam serafins, cada um com seis asas... Eles clamavam uns para os outros e diziam; Santo, Santo....
A imagem de Ezequiel com certeza é influenciada pela cultura dos assírios, pois lembra os Karibu, de onde vem os nossos “querubins”, sobretudo aqueles presentes na Arca da Aliança, conforme conta Êxodo 25,18ss. São seres com cabeça humana, corpo de leão, pés de touro e asas de águia. Entre os assírios eram seres que cuidavam dos palácios reais. Na tradição de Israel esses seres são, invés, atrelados ao carro do Deus de Israel e, como lembra Isaías, louvam a Deus.
O Apocalipse tem muitas imagens e tudo nele é simbólico, cheio de significados. O próprio número 4 tem sua importância; representa os 4 cantos da terra, os pontos cardeais, os ventos. Além disso os animais são cheios de olhos, que podem ser símbolos da providência divina. A própria forma que têm representa o que há, na criação, de mais nobre, mais forte, mais sábio e mais ágil
Mais que personagens históricos, os 4 viventes são símbolos que exprimem o encontro entre a iniciativa salvífica de divina e a resposta que a criação, toda inteira, dá a Deus.
Desde o tempo de Irineu, bispo de Lião, na França, esses 4 viventes são símbolos dos 4 evangelistas: Mateus – Homem; Marcos – Leão; Lucas – Toro; João – Água.
Quem são os quatro seres viventes?

- Pergunta de Thaís, Apucarana
- 75469
- 26/09/2009
Leia mais sobre Simbolismo | | Apocalipse
75469 visitas
Busca no site
Bíblia online
Últimas novidades
-
- 11/04/2021
- 434
-
- 11/04/2021
- 380
-
- 11/04/2021
- 181
-
- 10/04/2021
- 258
Sobre o Senhorio de jesus em nossas vidas, quais passagens bíblicas são mais apropriadas?
-
- 10/04/2021
- 174
Newsletter
Arquivos por seções
- Quantas vezes Jesus Cristo rezava?
- Como Jesus pode ser Deus e Deus Jesus?
- Sobre o Senhorio de jesus em nossas vidas, quais passagens bíblicas são mais apropriadas?
- Quais são as informações sobre os parentes de Maria e José, pais de Jesus?
- Quem recomendou a praticar o jejum?
- A gelatina, por ser composta por ossos, peles e cartilagens de animais, pode não ser considerado um produto apto para a alimentação judaica?
- O que se diz no final da leitura da Bíblia em um grupo de estudo bíblico? Assim seja? Amém?
- Como a força de Deus é perfeita na fraqueza (2Cor 12,9)?
- 21/03/2021: Novos manuscritos encontrados na zona do Mar Morto
- 10/11/2019: 1,5 bilhão de pessoas não têm a Bíblia na língua que melhor entendem
- 08/09/2019: Setembro, mês da Biblia
- 19/10/2018: Colheita das azeitonas no Jardim das Oliveiras, em Jerusalém
- 30/09/2018: Notícias da Terra Santa
- 26/08/2018: Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica
- 16/05/2018: Cristãos celebram Ascensão do Senhor em Jerusalém
- 04/04/2018: Semana santa em Jerusalém
- 28/12/2020: Massacre dos inocentes e fuga para o Egito
- 24/12/2020: Natal: aniversário de Jesus
- 29/11/2020: Contexto sociológico, astronômico e histórico do Advento
- 15/11/2020: A inveja da graça dos outros – Parábola dos talentos
- 25/10/2020: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas”
- 13/09/2020: Perdoar setenta vezes sete!
- 14/08/2020: Assunção ou dormição de Maria
- 09/08/2020: Jesus caminha sobre as águas
Temas mais visitados
- Mulher do fluxo de sangue
- Dízimo
- Dracma
- Apóstolos
- Cães
- Leão
- Timeu
- Correção fraterna
- Estrela de Davi
- Mulher encurvada
- Abrasamento
- Origem
- Anátema
- Obede-Edom
- Jesus chorou
- Aleluia
- Glória
- Oferta alçada
- Pequenos/Pequeninhos
- Paz
- Sulamita
- Discípulo amado
- Profetas
- Comportamento - regras e costumes
- Rebelião
- Árvore da Vida
- Dor
- Trabalho
- Pai Nosso
- Animais
- Testemunho/as
- Eunuco
- Gedeão
- Sansão