Bruno nos manda a seguinte consideração:

Existe uma grande distância entre aceitar alguma coisa como “verdade, ou mentira,” é o caso deste personagem Natanael. Lemos através da palavra de Deus que Jesus conhecia Natanael e sabia o que ele pensava em particular, mas nem por isso o mestre o interrogou a origem e vida passada. Temos que aceitar uma verdade bíblica por meio da extensão da palavra que esta escrita e saber interpretar o texto sem ferir a exegese bíblica, isso é de suma importância: Se soubermos tira o máximo de conteúdos a cerca do texto que é maravilhoso em seu ensinamento.

___________________________

Apesar de não entender direito a pergunta, pois nela se encontram mais constatações sobre este personagem bíblico Natanael que João narra em seu evangelho(1,43-51), do que perguntas para resolverem dúvidas, resolvi deixar algumas considerações para auxiliar-te no estudo da figura Natanael.

Primeira constatação

Tudo o que descreves na pergunta são verdades, que quando interpretamos um texto bíblico, (não me refiro na exegese, que faz parte do conhecimento de poucos pois há necessidade de conhecer as línguas bíblicas o hebraico e grego) devem estar presentes. Se observarmos estes critérios, em cada leitura que se repete do texto, Deus nos dará novos esclarecimentos das verdades muitas vezes ocultas.

O encontro de Jesus e Natanael

O texto que nos apresenta o evangelista João falando de Natanael, será melhor entendido, considerando alguns termos que são simbólicos. Natanael esta representando o mundo judaico que é convidado por Jesus para seguir o seu evangelho.

O termo “debaixo da figueira” quer nos dizer que Natanael estava à sombra ou protegido pelo sistema do Templo. Por isto que aparece este termo no diálogo de Jesus e Natanael.

Quem representa Natanael

Natanael esta representando o novo Israel, o povo de Deus formado por Jesus Cristo, ele é exemplo a ser seguido por todos os judeus, deixarem a proteção ou a sombra do templo para formarem este novo Israel.

O novo Israel

Na resposta de Natanael esta o início do Novo Israel, são os judeus chamados primeiramente a pertença deste povo, mas terão que ter a coragem de Natanael e anunciarem:

“Rabi, tu és o filho de Deus, és o Rei de Israel. ....Jesus completa:  verás coisas maiores do que estas” (Evangelho de João 1,49-50) Bíblia de Jerusalém.