Olá José Luiz Correia dos Santos de Entre Rios!

 

Localizar o Templo de Salomão é muito fácil, está na cidade de Jerusalém, Israel, ali foi construído o Templo por Salomão.

Entretanto, penso que para ter uma compreensão maior da importância do Templo de Salomão, para o Judaísmo deveríamos escrever mais. Poder-se-ia escrever livros sobre Templo de Salomão e da sua importância. Deixo a seguir algumas informações a mais que poderão ser complementadas com um estudo.

 

O Templo de Salomão seu significado e localização.

 

A descrição do Templo de Salomão (no hebraico transliterado Beit  HaMiqdash), encontramos na Bíblia Hebraica, considerado o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C., depois da conquista de Jerusalém, pelo rei Davi, em guerra vencida contra os Jebuseus, habitantes do local. Em Jerusalém junto com a capital governamental passou a funcionar como um local de culto religioso judaico central e único para a adoração a Javé, Deus de Deus Israel, sendo local de culto e ofereciam os sacrifícios conhecidos para o perdão dos pecados.

 

Rei Davi na origem do Templo de Salomão

 

O Rei Davi, da tribo de Judá, depois da conquista de Jerusalém desejava construir uma casa para Javé, digna, centralizada e fixa, não mais uma tenda que era transportada pelo deserto. Neste Templo estaria a Arca da Aliança cuidadosamente guardada. Mas os pecados de Davi, não darão a ele a honra desta construção foi seu filho Salomão, cujo nome significa "paz" quem realizou a obra.

Davi comprou o terreno de Araúna, um Jebuseu que ali vivia localizado no monte Moriá, para que fosse construído o Templo. (2 Samuel 24,24-25; 1 Crónicas 21,24-25) . Com dinheiro ajuntado por seu ai o Rei Davi, a construção do Templo foi iniciado no reinado de Salomão.

O trabalho prosseguiu por sete anos. (1 Reis 6,37-38)

Foi um período extremamente próspero para a nação.

 

A Planta do Templo de Salomão.

 

O templo seguia a planta do antigo tabernáculo e residia a diferença nas dimensões internas do Santo e do Santo dos Santos ou Santíssimo, sendo maiores do que as do tabernáculo. O Santo tinha 40 côvados (17,8 m) de comprimento, 20 côvados (8,9 m) de largura e, evidentemente, 30 côvados (13,4 m) de altura. (1 Reis 6,2) O Santo dos Santos, ou Santíssimo, era um cubo de 20 côvados (8,9 m)de lado. (1 Reis 6,20; 2 Crónicas 3,8)

Após a construção do magnífico Templo, a Arca da Aliança foi depositada no Santo dos Santos, a sala mais reservada do edifício.

 

Anos conturbados do Templo de Salomão

 

A história posterior do Templo foi desastrosa. Foi pilhado várias vezes e totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilônia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros foram levados para a Babilônia e tinha assim início o período do Exílio Babilônico ou Cativeiro na história judaica.

Após o regresso de mais de 40.000 judeus do Cativeiro Babilônico foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo.

 

O Templo de Salomão na época de Jesus.

 

Jesus encontrou o Templo que tinha sido ampliado pelo rei Herodes, o Grande, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo, entretanto acontece nova destruição pelo general Tito em 70 EC, pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica.

O Templo novamente foi saqueado, seus utensílios levados a Roma como troféu de guerra e a arca da Aliança entrou em Roma sendo carregada pelos soldados de Tito. Desta época em diante não se teve mais notícias da arca da Aliança.

 

Situação atual do Templo de Salomão.

 

Nos dias atuais podemos ver erguido, do Templo de Herodes o Muro das Lamentações, usado por judeus ortodoxos como lugar de oração, e no lugar do Templo foi erguida a Mesquita árabe de El Aqsa ou Mesquita da Rocha.

 

Fonte: FLORENTINO DÍEZ, Guia de Tierra Santa, Verbo Divino e Affinsa, Madrid, 1990, pág.115-128.

LOFFREDA, STANISLAO, Topografia di Gerusalemme, fino a 70 d.C., Dispense,  I Tavole, Gerusalemme, 1982.

 

Idealização do Templo de Salomão em Jerusalém, Israel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Tentativa de replica do Templo de Salomão obra executada pela Igreja

Universal  em São Paulo.