Olá Camila de Lima Santos de Valinhos / SP!

 Existem no estudo da Bíblia muitos ensinamentos errados que vão sendo passados adiante. Só atrapalha quem estuda verdadeiramente a Bíblia. Tudo bem que a palavra “não temas” é muito significativa e possui ricos ensinamentos, mas não se pode mistificar a palavra, dar forças que ela não possui. Dizendo que ela tão importante que encontramos 365 vezes na Bíblia. Estaríamos desmerecendo a capacidade do leitor e do estudioso da Bíblia.

Resolvi olhar o que a Internet apresenta. O que encontrei são dezenas de artigos e notas que falam destas 365 ou 366 vezes que aparece “não temas” na Bíblia. Talvez as pessoas continuem passando adiante este ensinamento, por não terem coragem em conferir na Bíblia. Hoje sabemos que com tantas versões bíblicas encontradas nos computadores é muito fácil saber o número de palavras. Tudo num piscar de olhos.

Encontrei um tempo para fazer uma pesquisa rápida, sem muitas pretensões para uma resposta final, apenas para mostrar que muitos saem repetindo algo que ouviram sem procurar ao menos confirmar a verdade na afirmação.

Abaixo segue o resultado da pesquisa de “não temas”:

Bíblia de Jerusalém – 47 vezes

Almeida Corrigida Fiel – 84 vezes

João Ferreira de Almeida Atualizada – 92

 

Na pesquisa utilizei três versões e além de utilizar a expressão “não temas”, somei também a expressão “não temais”, que aparece no Novo Testamento.

Concluindo:

Não é preciso encontrar na Bíblia 366 vezes a expressão “não temas” para nos sentirmos seguros nas agruras de nosso dia a dia. Quando é o Senhor que está dizendo “não temas”, uma só seria suficiente! Ele não precisa ser relembrado de Suas promessas (Hebreus 6,18). Ele não se esquece dos seus filhos, nem por um segundo (Hebreus 13,5). Ele é fiel e prometeu sempre estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28,20).

"Não há temor no amor; mas o perfeito amor, lança fora o temor, porque o temor implica um castigo, e o que teme não é perfeito no amor." “(I João 4,18) Bíblia de Jerusalém.