O episódio é contado por João 8,1-11. O texto aparece somente nesse Evangelho e muitos manuscritos antigos não o contêm. Muitos exegetas pensam que não se trate de um texto de João, pois parece mais típico, por exemplo, de Lucas. Apesar dessas questões literárias, não há dúvidas sobre sua inspiração e é uma das páginas mais bonitas dos Evangelhos.

O texto conta que a Jesus, quando ensinava no Templo, é apresentada uma mulher que havia sido descoberta cometendo adultério. Lembram a ele que a Lei diz que tal mulher deveria ser morta, apedrejada e perguntam o que ele pensa. Não responde e começa a escrever com o dedo na terra. Voltam a questionar e ele diz: quem não tem pecado atire a primeira pedra. Todos vão embora e Jesus diz à mulher: "eu também não te condeno. Vai e não peques mais".

A mensagem evangélica é bem objetiva: diante do pecado, Deus acolhe o pecador de braços abertos, convidando-o à conversão (vai e não peques mais!).

Do ponto de vista exegético, precisamos chamar a atenção para vários elementos. Primeiro de tudo diante de Jesus é colocado um caso jurídico cuja resolução era bastante óbvia, do ponto de vista da Torá, visto que tanto o Levítico (20,10) quanto o Deuteronômio (22,22) dizem que toda a mulher e homem surpreendidos em adultério devem ser condenados à morte. Isso representa o que  a Lei e Moisés dizem. Interpelam Jesus dizendo: "e tu o que dizes?" É evidente que há um confronto entre a Primeira Lei, a Torá e o ensinamento de Jesus.

Jesus escreve com o dedo por terra

Entender esse tópico é o ponto da sua questão. Categoricamente podemos dizer que não há no texto elementos que nos ajudam a entender o significado último deste gesto de Cristo. Todavia os exegetas fizeram várias hipóteses. Acredito que a estrada mais segura é tentar interpretar esse gesto a partir do fato que há no texto um confronto entre o ensinamento de Jesus e o da Lei dada por Moisés.

Nessa perspectiva é importante notar que Jesus escrevia na terra com o dedo. Tendo presente esse elemento, vejamos o que dizem o Êxodo e o Deuteronômio a propósito do dom da Lei de Deus a Moisés:

Êxodo 31,18: Quando ele terminou de falar com Moisés no Monte Sinai, entregou-lhe as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus.
Deuteronômio 9,10: Iahweh deu-me então as duas tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Portanto, a Torá é a lei escrita pelo dedo de Deus. É o mesmo que Jesus faz. Está escrevendo uma nova lei, sobre a terra e não sobre a pedra. A terra é de todos: é uma lei universal!

É importante notar, para não criar confusão, que a nova lei escrita por Jesus é intimamente ligada à antiga. De fato ambas são escritas com o dedo de Deus. A lei é reinterpretada, desenvolvida!