Olá Clea da Silva Moraes do Rio eJaneiro /RJ!!

 Tua pergunta vem com outras três juntas para que a resposta seja completa. Mas todas elas são importantes. Podemos afirmar que todo o leitor do evangelho de Marcos deveria começar a leitura com estas perguntas introdutórias. No site “abiblia” já foram respondidas dezenas de perguntas sobre o evangelista Marcos e dos outros evangelistas, poderás ampliar os conhecimentos consultando estas respostas e suas indicações. Colocarei em uma certa ordem as respostas de acordo com tua pergunta.

 

Como é chamado o evangelho de Marcos?

O evangelho de Marco também chamado de Evangelho do catecúmeno que significa o principiante, aquele está sendo evangelizado. A Tradição afirma que Marcos foi companheiro de Pedro: este livro é chamado o Evangelho de Pedro por alguns escritores da antiguidade. Marcos escreveu este livro dirigido aos pagãos convertidos ao cristianismo.

Marcos, provavelmente o mais antigo, coloca a ênfase nas ações de Jesus e seu público pode ter sido os romanos.

O Evangelho de Marcos apresenta detalhes, que são próprios de uma testemunha ocular, de Pedro e transmitidos oralmente inúmeras vezes através de Marcos a seus ouvintes.

Os aspectos que são próprios de Pedro, sua convivência com Jesus, testemunha dos fatos e ensinamentos de Jesus, Marcos apresenta em seu evangelho.

Como esta obra foi escrita na cidade de Roma, para romanos, tornou-se necessário explicar costumes judaicos (7,3; 14,12; 15,42), e Marcos no escrito do evangelho substitui o grego por latim.

Seu evangelho é uma resposta para a comunidade que esta em crise, por causa da perseguição do Império Romano aos cristãos de Roma. Na abertura de seu evangelho ele apresenta Jesus Cristo como o salvador em contraposição a Cesar Imperador Romano que se considerava deus. O culto ao Imperador era muito difundido nos santuários de Roma e os cristãos eram obrigados a estas praticas.

Preocupa-se Marcos em apresentar Jesus, a partir da crise que vive a comunidade, com os ensinamentos de Jesus, suas Parábolas, milagres Paixão e ressurreição ajudam a comunidade criar condições, vencer os desafios e conquistar novos membros.

 

A data em que foi escrito o evangelho de Marcos.

Marcos, provavelmente o mais antigo, coloca a ênfase nas ações de Jesus e seu público pode ter sido os romanos.

Quantos as diferenças entre eles podemos ainda salientar a época em que foram escritos:

Marcos foi o primeiro em 64 d.C;Mateus em 75/80 d.C.; Lucas 80 dC; e João 95 d.C. O momento político da época de cada um torna o texto diferente entre um e outro.

Outro aspecto importante que caracteriza as diferenças entre eles são o tipo de comunidades e local no Império Romano.

O Evangelho de Marcos foi escrito em Roma para os gentios em particular os pagãos do mundo Romano

 

Características de Marcos.

Este evangelho apresenta três características básicas:

1 -brevidade (é o evangelho mais curto);
2 – o Evangelho mostra um Jesus poderoso em ações;
3 - a organização (tem um esquema definido a Catequese de Pedro).

 

O autor Hernandes Dias Lopes (p. 26-27) distingue oito características do Evangelho de Marcos:

“1. Marcos tem um propósito claramente querigmático (voltado para a proclamação).
2. Marcos enfatiza a popularidade do ministério de Jesus.
3. Marcos enfatiza o tema da identidade do ministério de Jesus.
4. Marcos põe ênfase na ação.
5. Marcos apresenta Jesus como o Filho de Deus.
6. Marcos apresenta Jesus como servo.
7. Marcos apresenta Jesus como àquele que tem poder para operar milagres.
6. Marcos enfatiza o sofrimento de Jesus Cristo.”

 

O evangelista Marcos é o autor do evangelho.

O evangelista Marcos é considerado o autor do evangelho que leva seu nome. Sendo oriundo da cidade de Jerusalém filho de tal Maria, e que em sua casa se reunia a comunidade cristão original de Jerusalém. Diz o texto que Pedro quando foi libertado da prisão foi acolhido nesta casa. Marcos era primo de Barnabé, companheiro de viagem de Paulo em sua primeira viagem Missionária, com início em Chipre, por possíveis desentendimentos Marcos se separou do apóstolo Paulo. Encontramos Marcos em Roma e possivelmente foi companheiro de Pedro. Os estudiosos colocam o seu Evangelho como que um resumo da catequese de Pedro em Roma.

 

Em conclusão:

A partir da apresentação dos evangelhos Jesus não é somente o anúncio, mas ele é o primeiro que divulga e apresenta o Evangelho. Jesus se auto apresenta como “o evangelho de Deus”, em outras palavras a “boa nova” que Deus apresenta ao mundo através dele seu filho. A Lei e os Profetas do Antigo Testamento chegaram até o anúncio de João Batista. A partir do Batismo de Jesus por João é anunciado a Boa Nova do Reino de Céus, e todos se esforçam a ele pertencer mesmo com violência. (Lc 16,16).

Notas:

LANCELOTTI, Angelo, BATTAGLIA, Oscar, O evangelho e a crítica moderna, Introdução, coleção O evangelho hoje , vol. I, edição portuguesa de Ludovico Garmus, Editora Vozes, Petrópolis, pág. 13ss.
LOPES, Hernandes Dias, Marcos: o evangelho dos milagres, Hagnos, São Paulo, 2006.