A palavra hebraica קָדוֹשׁ (qadowsh) aparece 116 vezes, em 106 versículos do Antigo Testamento. Veja outros detalhes, em inglês.

QADOSH relembra a palavra "santo", como presente em Isaías 6,3: "Santo, Santo, Santo é o Senhor do universo". É uma palavra que deriva de um verbo que significa, antes de tudo, "separar", entendendo a necessidade de estabelecer uma fronteira entre o Templo e o palácio real, que exprime a vida mundana. Mas significita também "santificar". É um vocábulo que descreve a separação entre o sagrado e o profano. Na concepção hebraica, o sagrado é uma área "pura", onde Deus pode morar, pois é "sacro-santo". O sagrado, por natureza, divide, opondo-se àquilo que é limitado, imperfeito, humano. Por isso só quem é "sagrado", sobretudo pensando no aspecto sacerdotal e do culto, pode ultrapassar a barreira do "qadosh", do "sagrado" bíblico. Na Bíblia, o contrário di qadosh é hol, "profano".

"Santo" (qadosh) é, portanto, um conceito de relação e exprime o que é separado do ambiente profano, que pertence a Deus, sendo conforme a Ele: com isso o ser humano pode 'tocar' a natureza divina, em um encontro que se pode perceber. Nessa experiência nos reconhecemos indignos, cheios de pecado e necessitados de conversão.