A história de José do Egito é contada no livro do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, a partir do capítulo 37, até o final do livro, no capítulo 50 onde se diz: José morreu com a idade de cento e dez anos; embalsamaram-no e foi posto num sarcófago, no Egito.

José, um dos filhos do patriarca Jacó, tinha 17 anos, quando os irmãos, por inveja, venderam-no para uma caravana que ía para o Egito. Chegando lá, conquistou a simpatia dos governantes e se tornou uma pessoa importante. Os irmãos, que viviam na Palestina, no tempo de uma carestia, tiveram que ir procurar alimentos no Egito. E lá encontram o irmão, que ocupa uma alta posição nos palácios reais. José, depois de uma história muito bonita, ajuda os irmãos e o pai, convidando-os a viver no Egito.

Dessa forma começa a história da presença dos hebreus no Egito. Primeiro existe uma relação de amizade, mas, com as mudanças dos governantes, o povo bíblico se torna escravo. Aparece então Moisés, enviado por Deus, que o reconduz à Terra Prometida.

Dar uma data para essa epopeia não é uma tarefa fácil. Em linhas gerais, sem descrever o debate que existe em torno desse tema, poderíamos dizer que a história de José teria acontecido cerca de 1.400 anos antes de Cristo.