A Páscoa é celebrada sempre no primeiro domingo depois da lua cheia que acontece a partir de 21 de março, quando no hemisfério norte começa a primavera e no sul o outono. A morte de Cristo é celebrada na sexta que antecede esse domingo. Trata-se simplesmente de uma memória e não de uma data exata.

A festa da páscoa cristã é móvel, dependendo da lua. Ela coincide sempre com o primeiro domingo depois da primeira lua cheia que segue o início do outono no Brasil (da primavera no hemisfério norte), dia 21 de março. Foi um sistema determinado há muito tempo, no concílio de Nicéia, no IV século depois de Cristo. Traduzindo numa linguagem mais objetiva, a páscoa cristã pode cair entre os dias 22 de março e 25 de abril. Se no dia 21 de março for sábado e tiver lua cheia, domingo, dia 22, será Páscoa. Invés se no dia 20 de março é lua cheia, precisa esperar a próxima, que será dia 18 de abril. Se esse dia 18 de abril é domingo, a páscoa se celebra no domingo seguinte, dia 25 de abril. Trata-se simplesmente de uma convenção.

Você tem razão, a respeito da data da morte de Jesus, que teria acontecido durante a páscoa celebrada pelos judeus. Todavia não é tão simples assim determinar que dia foi aquele, pois também para os judeus a data da Páscoa muda a cada ano e não coincide com aquela cristã. Além disso é necessário ter presente que a Páscoa dos judeus dura 7 dias. Eles celebram sempre no dia 15 de Nisan, que nesse ano (2018) cai no dia 31 de março (primeiro dia do Pesach).