Olá Raquel  do Rio de janeiro / RJ!

Gostei da pergunta, pois ela é envolvente. Na primeira leitura, parece que já entendemos tudo, mas depois voltam às dúvidas. Li e reli o texto várias vezes, e coloco uma resposta simplificada, isto é, estritamente ao que você pede. Caso contrário à resposta teria que ser muito extensa.

O que representa as sete cabeças?

Esta passagem se encontra no capítulo 17 do Apocalipse, em particular no versículo 9:

“9Aqui é necessário a inteligência que tem discernimento: as sete cabeças são sete montes sobre os quais a mulher está sentada.” (Apc 17,9) Bíblia de Jerusalém.

O capítulo inicia com os 7 anjos que traziam 7 taças, indicando o caráter simbólico do texto.

As sete cabeças (da Besta) são 7 reis: Destes 7 cinco já caíram, e o 7 ainda não chegou. A interpretação, entretanto vai além daquela que alguns autores colocam, como sendo os sete imperadores de Roma (Calígula, Claúdio, Nero Vespaciano, Tito, Domiciano e Nerva), interpreta-se o número sete como número da perfeição. O imperador que governa agora é o 6, que é número imperfeito, não chegou ao sete, e o sétimo imperador, permanecerá por pouco tempo. Este número 6 se entende da mesma forma daquele de 13,18, número imperfeito, onde chamamos 666.

Portanto o poder político de Roma é 666. A Besta é um 6 que não alcançará jamais a perfeição, já aconteceram 5 fracasso no passado e mais um fracasso para o futuro.

A mulher sentada sobre o monte
O autor no capítulo 13,15-17 retorna para a mulher que no verso de abertura, chama de prostituta. No versículo 9 o autor destaca que a mulher esta sentada sobre sete colina (consideradas as 7 colinas de Roma se contrapõe as 7 colinas de Jerusalém) A deusa (que para o evangelista João é prostituta) esta sentada sobre as sete colinas de Roma, porem a partir de Roma se estendendo para o Mediterrâneo exercendo o domínio Universal (conf. v. 15).

Em conclusão poderíamos dizer, que esta mulher, chamada de prostituta por João, quer implantar o sistema econômico e sanguinário da Besta, ou em palavras mais simples, o demônio. Tem com interesse único o domínio e a morte das pessoas.

Sua descrição no texto tem tudo com a Besta: sentada sobre a besta, se vestia de escarlate semelhante a besta, adornada de ouro, nas mãos um cálice de ouro cheio de abominações, embriagada com o sangue das testemunhas de Jesus.

As sete colinas, seriam os reis ou imperadores, que são agentes do próprio mal estabelecido, mas que nunca chegam ao número da perfeição. Permanecem sempre em 666.

_______________
Fonte: Corsine, E, O apocalipse de São João, Grande Comentário Bíblico, pág.Paulinas 1984
Richard, Pablo, Apocalipse, Reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996
Mesters, Carlos, Esperança de um povo, Paulinas