Olá Débora Alves de Campo Grande / MS! Para responder a pergunta consultei a Bíblia no livro de Zacarias 1,1, li também sobre esta questão farto material que fala a respeito do assunto. Existem leitores que colocam esta pergunta entre o grupo das contradições da Bíblia, formulando a pergunta por outro caminho: Zacarias seria filho ou neto de Ido? Depois destas leituras penso que a melhor compreensão que encontrei é aquela que afirma que Ido seja o avo de Zacarias. Confiramos os textos Bíblicos

Textos Bíblicos em que Zacarias era filho de Ido

Esdras 5,1
“Então os profetas, Ageu, o profeta, e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus.” (Esdras 5,1)

Esdras 6,14
Pela profecia do profeta Ageu, Zacarias o filho de Ido. (Esdras 6,14)

Texto Bíblico em que Zacarias era neto de Ido

Zacarias 1,1:
“Veio a palavra do Senhor a Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido.” (Zacarias 1,1)

Uma possível compreensão
No texto original encontramos a palavra aramaica “Bar” usada em Esdras 5,1 e 6,14 para identificar a filiação de Zacarias a Ido. Entretanto sabemos que em hebraico a palavra (Ben), é usada para descrever a relação de qualquer um filho ou neto. Genericamente, ela fala da prole.

Portanto Esdras se refere a Zacarias como o filho (descendente) de Ido, não é de preocupação, seria compreensível. Ele é filho de Ido.

O texto de Zacarias nos parece que seja mais bem entendido, pois ele no texto não coloca Ido, como seu pai, mas o filho de Ido é Berequias, que por sua vez é pai de Zacarias. Considerando desta forma o livro de Zacarias é mais compreensível colocando Ido como avó

Assim não existe nenhuma contradição.

Concluindo
Ido, sacerdote (Ne 12,4), “introduziu” à Zacarias, (seu neto) mais tarde, para se tornar um importante sacerdote, chefe da família (Ne 12,16), dando assim prosseguimento ao processo de sucessão sacerdotal.

Zacarias, grande profeta, usado por Deus, durante um dos piores períodos da história do povo de Israel, onde vimos sonolência, descaso e abandono espiritual, secularismo e novas crenças invadindo o recém unificado Israel.