O Antigo e o Novo Testamento abraçam, cada um um período de tempo. Portanto, não são duas datas exatas, mas dois períodos. Ou seja: termina um período e começa o outro. Trata-se de uma terminologia que serve para dividir a Bíblia em duas etapas históricas: no Antigo Testamento estão os livros escritos antes de Cristo e no Novo aqueles escritos depois de Cristo.

Antigo Testamento: é o período de tempo anterior ao nascimento de Cristo. Tudo o que aconteceu antes de Cristo, aconteceu durante o Antigo Testamento: Adão, Moisés, Abraão, Davi, Profetas, Exílio em Babilônia... Todos os livros que fazem parte do Antigo Testamento são livros escritos antes do nascimento de Cristo. Esses livros não falam diretamente de Cristo, pois quando eles foram escritos Cristo ainda não tinha nascido.

Novo Testamento: Comprende 27 livros, que foram escritos no primeiro século da nossa era, da era cristã, depois do nascimento de Cristo. Por isso, todos esses livros supõem o nascimento de Cristo, pois foram escritos depois que Cristo morreu, entre os anos 40 e 100.