Os arqueólogos da Universidade de Tel Aviv descobriram um conjunto sacro do XI Século antes de Cristo, com uma história complexa. A descoberta foi feita perto do Tel de Beth-Shemesh. O conjunto contém uma estrutura em pedra circular e elevada, junto a uma construção que contém 3 filas de pedras redondas e planas.

Os encarregados das excavações dizem que este templo não tem paralelos em outros lugares e oferece novas evidências de uma profanação intencional de um local sagrado.

A antiga aldeia de Beth Shemes foi ocupada pelos filisteos, canaaneus e israelitas e o templo reflete, sem dúvidas, as lutas que caraterizavam a região entre o XII e XI seculos a. C.

Esse templo não foi simplesmente destruído, mas profanado. O exame do lugar evidenciou que as ruínas foram utilizadas como cerca para animais, talvez pelos ocupantes filisteos os quais assim queriam afirmar simbolicamente o poder deles contra os inimigos derrotados.

O Dr. Zvi Lederman acredita que depois dos filisteos terem abandonado o lugar, os descendentes dos antigos construtores do templo voltaram para recuperar a área sagrada. De fato, foram descobertos também alguns fornos que foram utilizados para festas sagradas.

(Foto a destra: Dale Manor.)