Batismo é uma palavra de origem grega, quem vem do verbo baptizo, que literalmente significa "batizar" ou também "lavar".

Na Bíblia essa palavra é muito ligada à atividade do precursor de Cristo, João Batista, que batizava no Jordão (Mateus 3,11 e paralelos). É por isso que ele é chamado de "batista".

Sobre a origem do batismo, há várias hipóteses. Alguns dizem que venha dos trituais de purificação existentes na tradição judaica. Esses rituais, repetitds em várias situações da vida quotidiana, permitiam ao judeu de purificar-se e realizar suas tarefas religiosas. Outra hipótese defende que a sua origem esteja na Comunidade de Qumran, onde viviam os essênios. Certamente existe uma integração das duas realidades. Ou seja, o batismo de João pode ser entendido como uma adaptação dos trabalhos rituais dos judeus, sobre os quais a comunidade de Qumran exerceu uma certa influência.

Jesus foi batizado por João e provavelmente também os apóstolos (João 1,35-42). E depois os cristãos continuaram a práxis de João, provavelmente já a partir do Pentecostes, graças ao mandamento de Jesus ressuscitado, como lemos em Mateus 28,19:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

O batismo de João era um batismo de penitência (Mateus 3,11; Marcos 1,4; Lucas 3,3; Atos dos Apóstolos 13,24). Quem era batizado por ele testemunhava o seu arrependimento e o desejo de receber o perdão. Era, no fundo, uma ação que preparava a pessoa à vinda do Messias.

No início do cristianismo, o fato que Jesus tenha sido batizado por João não era fácil de ser aceitado. Mas nós precisamos ler esse evento como uma disposição de Jesus a aceitar a vontade divina. Depois do batismo de João, o Espírito Santo desceu sobre Cristo (Mateus 3,16). A partir daí, esse batismo de Jesus é visto como o protótipo do batismo cristão, o batismo com água e espírito.

O batismo, desde a origem, faz parte do cristianismo. Já os primeiros convertidos foram batizados, como mostra Atos dos Apóstolos 2. E Paulo, que se converteu ao cristianismo cerca 3 anos após a morte de Cristo, considera o batismo como o início da vida cristã (veja Romanos 6,4; 1Coríntios 1,13-17; 15,29; Efésios 4,5 e Colossenses 2,12).

O batismo para os cristãos, no início, significava o perdão dos pecados, sendo uma súplica que o cristão elevava a Deus para adquirir uma consicência pura (1Pedro 3,21). O dom do Espírito Santo, que o cristão recebe, significa um ato de renovação que Deus doa ao cristão batizado.

Uma característica fundamental, que distingue o batismo cristão daquele de João, é que desde o início, o batismo foi feito "em nome de Jesus" (Atos dos Apóstolos 2,38; 8,16; 10,48; 19,5). Isso significa que o cristão batizado se considerava um representante de Cristo glorificado e também que é inserido na realidade de Cristo crucificado e resuscitado (1Coríntios 1,13-17).