Olá Adriane de Alagoinhas / BA!

 Li com atenção os nomes que precisas encontrar um significado. Poderás em alguns deles até aprofundar. Faremos desta forma: apresento um primeiro significado resumido das palavras e procures depois disto estudar cada um dos termos ou completar com mais conhecimento vindo da leitura do texto da pesquisa que está trabalhando.

Prushim ou perushim ou fariseu
A origem próxima do nome vem do latim pharisaeus, que deriva do grego ϕαρισαῖος e no hebraico passa para פרושים prushim. Vem da raiz parash com o significado de "separar", "afastar". Assim, o nome prushim ou perushim é normalmente interpretado como "aqueles que se separaram" do resto da população comum consagrando-se ao estudo da Torá suas leis e a interpretação e observância das tradições.

Tanakh
É um acrônimo (abreviação) utilizado no judaísmo para denominar uma Bíblia Judaica.

O conteúdo do Tanakh é equivalente ao Antigo Testamento, que temos em nossas bíblias, entretanto obedecem outra divisão.

A palavra Tanakh é formada pelas sílabas iniciais das três partes que a constituem T + N + K = Tanakh.

Torá também chamado “Chumash”, isto é "os cinco") refere-se aos cinco livros do Pentateuco

Neviim contem os "Profetas".

Kethuvim contém "os Escritos".

Banim: Filhos

Banot: Filhas

Cefas
Quer dizer na tradução literal pedra. No Novo Testamento é o cognome dado para Pedro e que foi mantido depois pelo cristianismo. (conforme Jo 1,42-43)

Yom Kippur
Tem o significado de “expiação”. No Judaísmo celebrado no 10 dia de Tisri, tido como a data mais importante do ano judaico. Se caracteriza, pela oração, jejum, pela confissão pública dos pecados.

Coexiste:
Significado de Coexistir: Existir ao mesmo tempo.
Definição de Coexistir
Classe gramatical de coexistir: Verbo intransitivo, regular.

Preexistência
Tem o significado de existir antes.
Exemplos práticos: A alma preexiste ao corpo e é um mundo de ideias que fica encarcerado ao corpo.

A preexistência de Cristo se refere à doutrina da existência pessoal ou ontológica de Cristo antes de sua concepção. Uma das passagens relevantes da Bíblia sobre o assunto é João 1,1-18.

Antilegomena
Antilegomena, são os escritos cristãos em “discusão” ou, as obras em que há alguém que "falou contra ela ou colocou duvidas". Este grupo se contrapões aos escritos chamados notha ("espúrios ou "rejeitados") e se opõe aos "Homologoumena" ("escritos que foram aceitos aceitos", como os Evangelhos canônicos conhecidos).

Os antilegomena são escritos muito conhecidos como a Epístola de Tiago, a Epístola de Judas, Segunda Epístola de Pedro, a Segunda e Terceira Epístola de João etc...

Apócrifo
Tem o significado de “escondido” ou “estar à parte”. É o nome dado aos escritos judeu - cristãos nos primeiro séculos eles tem semelhança aos escritos canônicos, mas foram descartados por terem histórias fantasiosas, ou de teor agnóstico. Ex: Evangelho de Tomé, Evangelho de Tiago, Evangelho dos nazarenos etc...

Homologoumena
Homologoumena (livros aceitos por todos, exemplo os evangelhos): São aqueles livros que sempre foram aceitos pelo povo de Deus ao longo da história e que foram escritos por homens inspirados por Deus, sem serem jamais questionados pelos rabinos e estudiosos da época.

Paráfrase
Uma paráfrase é uma reafirmação das ideias de um texto usando outras palavras, com a finalidade de clarear o texto exposto. O ato de paráfrase é também chamado de parafrasear.
Uma paráfrase tipicamente explica ou clarifica o texto que está sendo citado.

Pseudo-epígrafos
São textos muito antigos, aos quais é atribuída falsa autoria. O estudo deles se chama de Pseudepigrafia (do grego ψευδεπιγραφία) é o estudo dos pseudepígrafos ou pseudo-epígrafos.