Olá Weuler de Belo Horizonte!

 A pergunta sobre a idade da morte de José nos leva a história de José do Egito considerada uma peça fundamental na saga dos patriarcas narrada no livro do Gênesis.

 - Por primeiro o livro do Gênesis apresenta a narrativa de Abraão como um exemplo de fé e de passo irrestrito no escuro, sem saber o que lhe espera na nova terra.

 - A narrativa da história do sacrifício de Isaac seu filho, revela que Deus não deixa mal aqueles que Ele ama. Acima de tudo é um Deus provedor.

 - A narrativa de Jacó, neto de Abraão, mostra um Deus cheio de misericórdia e compaixão para com seus filhos.

E na história narrativa de José, se reforça o elemento fundamental, de um Deus que leva adiante as promessas da aliança: a fidelidade.

José torna-se exemplo de fidelidade por sua própria vida e determinação na missão que desempenha ele torna-se sinal visível da fidelidade de Deus.

O nome José provém do hebraico com o significado de "que Deus acrescente". José era o décimo primeiro filho do patriarca Jacó. Nas mãos de Deus José se torna um agente de Deus na prosperidade e preservação de seu povo no Egito, durante o período de fome na terra de Canaã. Os hebreus prosperaram e em 400 anos passaram a condição de nação.

Os textos bíblicos do livro de Gênesis respondem a pergunta a nós endereçada:

 

Em Gênesis 30,22-24: narra o nascimento de José nasceu, quando Jacó, ainda trabalhava para Labão, seu sogro. Foi o primeiro filho de Raquel, a mulher a quem Jacó amava.

 

22 Também lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a tornou fecunda.

23 De modo que ela concebeu e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus o opróbrio.

24 E chamou-lhe José, dizendo: Acrescente-me o Senhor ainda outro filho. (Gênesis 30,22-24) Bíblia Almeida

 

Em Gênesis 50,22-26 encontramos a narrativa da morte de José do Egito resaltando a idade do ocorrido com 110 anos de idade:

 

 

“22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu cento e dez anos.

23 E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.

24 Depois disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.

25 E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar daqui os meus ossos.

26 Assim morreu José, tendo cento e dez anos de idade; e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito”. (Gênesis 50,22-26)  Bíblia Almeida

 

 

Portanto, José morreu no Egito, com a idade avançada de 110 anos depois de passar mais de noventa anos da sua vida longe da terra prometida. José jamais desanimou da ideia que Deus um dia cumpriria a promessa de entregar Canaã aos herdeiros naturais da aliança que Deus fizera no passado com Abraão.

Torna-se assim a história de José do Egito uma das mais belas histórias do Antigo Testamento:

- Existiu a possibilidade de seu povo não morrer de fome indo para o Egito.

- Israel tornou-se poderosa nação.

- José passa a ser considerado “um tipo que prefigura o caráter e a história de Jesus, o Salvador.”