Prezada Delma, lendo a Bíblia fica marcado em nós o sinal que Deus é perdão. Lembro, quase com paixão, a passagem da mulher adúltera em João 8, resumida na frase de Jesus: �??Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra!�?� Em seguida, depois que todos os eventuais apedrejadores se retiram, Jesus termina o encontro com a mulher dizendo: �??Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais�?�.

Contudo a Bíblia fala de um pecado contro o qual não existe perdão, ou seja, a blasfêmia contro o Espírito. Diz Jesus em Mateus 12,31-32: �??Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser uma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas se disser contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem nesta era, nem na outra�?� (veja também Marcos 3,22-30).

Jesus diz esta frase depois que os fariseus o acusam de expulsar os demônios pela força de Beelzebu. Este contexto é fundamental para nos ajudar a entender o que é a �??blasfêmia contra o Espírito�?�. Basicamente significa atribuir ao demônio o que é obra do Espírito Santo. Isso ligado à pessoa de Jesus. Parece inclusive que podemos ser desculpados se duvidamos da dignidade divina de Jesus, oculta sobre as aparências humildes do �??Filho do Homem�?�. Contudo, negar as obras do Espírito, a vida de Cristo, significa ser excluído da salvação, pois nos subtraímos, nesse caso, à luz da graça divina e ao perdão que dela emana. Porém notemos bem que se trata de uma decisão humana. Isto é: o homem se afasta de Deus. O perdão está sempre à porta. Basta que ela seja aberta para que entre.