Olá Dayane,

A lista dos mandamentos que Deus ordenou a Moisés aparecem em Ex 20, 1-17 e Dt  5,1-21, as quais apresentam uma ligeira diferença entre si. Para alguns estudiosos, inicialmente os mandamentos seriam apenas frases curtas, fáceis de serem memorizadas, como é o caso da redação dos 5º, 6º, e 7º mandamentos.

Em Ex 20,17 aparece em primeiro lugar: Não cobiçarás a casa do teu próximo. Só depois vem a ordem para não cobiçar também o que está dentro da casa do próximo: a mulher, o servo/serva, boi, jumento, nem coisa alguma que lhe pertença. Já em Dt 5,21 o que aparece em primeiro lugar é: Não cobiçar a mulher do teu próximo, e depois não desejar a casa do teu próximo, o campo, servo/serva, boi, jumento e nem coisa alguma que lhe pertença. Assim mais tarde, principalmente com o cristianismo, aconteceu uma clara separação do nono mandamento, o qual ficou: “Não desejar a mulher do próximo” e o 10º. Mandamento: “Não cobiçar ou desejar as coisas alheias ou o que é do próximo”, que exprimem o respeito para vida em família.

O nono mandamento: “Não desejar a mulher do próximo” condena radicalmente a cobiça, que é o mal que leva muitas pessoas a querer se apoderar do que é das outras, e, hoje também somos chamados a observar com a sua ampliação em “não desejar o esposo ou o marido da próxima”. Este nono mandamento  se relaciona muito com o 6º. Mandamento, que é não adulterar. Lembro que em Mt 5,27-28, Jesus alarga o sentido do 6º. Mandamento quando diz: “Ouviste o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer  que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela”. Jesus faz uma relação com o 9º. Mandamento.

Os 3 primeiros mandamentos referem-se ao modo como os seres humanos devem ser relacionar com Deus e os demais ao modo como os seres humanos precisam relacionar-se entre si. Mas todo o conjunto dos mandamentos apresenta uma relação entre si, pois quando um deles não é cumprido, desmonta ou abala a relação que existe entre eles.

Em pesquisa a respeito dos mandamentos e sua numeração encontramos de acordo com: Filo, Josefo, os Padres gregos, as Igrejas gregas e reformadas modernas o seguinte:  1º.proibição de deuses falsos ou estrangeiros; 2º. proibição de uso de imagens; 3º. uso do nome divino em vão; 4º. sábado; 5º. genitores; 6º. homicídio; 7º. adultério; 8º.  furto; 9º. falso testemunho e 10º. cobiça.

Segundo Orígenes, Clemente de Alexandria, Agostinho, e pela atual Igreja latina e luterana, a ordem apresenta-se desta forma: 1º. proibição de falsos deuses (com compreensão da proibição de imagens também); 2º.  Uso do nome divino em vão; 3º. sábado; 4º. genitores; 5º. homicídio; 6º. adultério; 7º. furto; 8º. falso testemunho; 9º. cobiça da mulher e 10º. cobiça dos bens dos outros. (Fonte: Dicionário Bíblico. John L. McKenzie).