Olá Maiara de Camaragibe!

 Penso que os pontos mais importantes desta carta aos Hebreus, possamos buscar na estrutura da carta. Começando que a carta esta mais para um sermão, com um bilhete final enviado a uma comunidade distante.

Por ser a estrutura construída de modo simétrico se torna mais fácil retirar os pontos mais importantes deste escrito.

Ponto Chave Central:

Descobrimos os pontos chaves da carta entendendo a estrutura simétrica do texto. Em seu ponto central em Hebreus 8,1 - 9,28 descobrimos a pessoa de JESUS SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA.

- Este escrito não quer acentuar o sacerdócio e o sacrifício (= Templo de Jerusalém).

- É destacado o sacerdócio fiel e misericordioso de Cristo (conf. Hebreus 3,1-5,10)

- A Carta indica a substituição do sacerdócio e do sacrifício regido pela lei Judaica, determinado em um único lugar o templo de Jerusalém pela auto oferenda única e verdadeira que é a vida e a obra de Jesus Cristo. Ele é o templo, e sua casa é onde estiverem aqueles que creem nele e na sua mensagem.

- Não acentua o ritualismo do culto e nem o sacrificalismo do templo (carneiros, bodes, bois, pombas) para o perdão dos Pecados. Cristo se torna “templo, sacrifício, oferta, perdão dos pecados”, verdadeiro e único.

- A carta aos Hebreu quer ensinar uma nova leitura do texto do Antigo Testamento: com liberdade plena, familiaridade e sentido. Quer nos mostrar Jesus Sumo Sacerdote único e verdadeiro, capaz de nos perdoar e dar uma nova vida.

- Não podemos deixar de lado a questão do tempo de perseguição aos cristãos, os capítulos 11 e 12, apelam para a resistência, firmeza na fé, mesmo se for necessário o martírio.

- Apelo a vida fraterna e a caridade encontramos no capítulo 13 do escrito.