Olá, Regina Veloso

O evangelho de Jesus Cristo segundo João usa a palavra sinais referindo-se as ações milagrosas que Jesus realizou. Em João há um crescendo dessas ações de Jesus, que começam na transformação da água em vinho, em Caná e culminam com a ressurreição de Lázaro.

Os sete sinais em João são:

  • A transformação da água em vinho, em Caná – Jo 2, 1-10;
  • A cura do filho do funcionário do rei - Jo 4,46-54;
  • A cura do enfermo (paralítico) em Betsda – Jo 5, 1-9;
  • A multiplicação de pães e peixes, Jo 6, 1-13;
  • Jesus caminhando sobre o mar da Galiléia , Jo 6, 16-21;
  • A cura do cego de nascença, Jo 9;
  • A ressurreição de Lázaro, Jo 11, 1-46.

No evangelho segundo João para que os sinais aconteçam há a necessidade de uma ação das pessoas a quem Jesus se dirige. Assim, em Jo 2, 1-10, os serventes são convocados a saírem e encherem as 6 talhas com mais ou menos 600 litros de água. Na época e naquela região era necessário ir buscar água longe e isso não foi muito fácil. O pedido da mãe de Jesus foi bem claro: “fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5), e Jesus pediu que enchessem as talhas com água ( Jo 2,7).

Na cura do homem enfermo, há 38 anos (toda uma geração de vida), Jesus pede que o homem se levante, pegue a cama e ande, e o homem faz o que Jesus pede (Jo 5,8). Na cura do cego de nascença, a cura acontece em etapas: ao deixar-se ter os olhos untados com lodo por Jesus, ir até a piscina de Siloé para se lavar e aos poucos ir abrindo seu entendimento sobre quem é Jesus. Inicialment ele diz que Jesus é um homem, depois ele diz que Jesus é um Profeta, que não é pecador, que é de Deus e finalmente o reconhece como o Filho do homem e lhe faz uma profissão de fé quando se ajoelha e diz: Creio, Senhor ( Jo 9,38).      

Nesse evangelho são descritos apenas sete sinais de Jesus, pois a comunidade entendeu que esses eram suficientes para conhecer quem é Jesus e como ele agiu (cf. Jo 20, 30-31 e 21,25), embora Jesus tenha feito muitos outros sinais que não constam desse evangelho.

Que possamos estar sempre atentos aos pedidos que Jesus nos faz e realizá-los com muita fé e alegria.