Olá Simone Ferreira  de São Paulo / SP!

A pergunta é muito interessante, e a compreensão poderá avançar somente se olharmos não num sentido literal como esta escrito, mas numa compreensão mais ampla. Para início de conversa, devemos ler a passagem que trata deste episódio, numa perspectiva sinótica. Comparando o texto dos três evangelhos e a evolução na compreensão do episódio que somente passa a ser entendido numa leitura feita na descoberta no sentido escondido que o texto traz.

Introduzindo a resposta:

Simão era pescador tendo uma empresa de pesca no Mar da Galileia em sociedade com seu pai e irmãos e também com Tiago, João e o pai destes, Zebedeu. Nasceu na cidade de Betsaída e morava em Cafarnaum na Galiléia. Na sua casa em Cafarnaum Jesus se hospedou muitas vezes em suas visitas na região. Cafarnaum era um importante cruzamento de estradas da região. Filho de um homem chamado Jonas (segundo o evangelista Mateus) Pedro tinha por irmão o apóstolo André. Encontramos no Novo Testamento para designá-lo os nomes de Simão, Pedro e Cefas (Mateus 10,1-4); (Mc 3,13-19); (Lucas 6,13-16).

Para entender a expressão Simão Barjonas,

A narrativa do episódio segundo o Evangelista Mateus 16,15-17:

“15 Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus”. (Mateus 16,15-17) Biblia Almeida.

Certamente o que Mateus apresenta para a comunidade de Jerusalém, formada na grande maioria de cristãos vindos do Judaismo é o sentido mais correto para a explicação da filiação de Pedro. A palavra hebraica : “BAR JONAS” diz tudo, o filho de Jonas.

No evangelho de João a expressão Simão filho de João:

No entanto encontramos no evangelho de João a expressão Simão filho de João. Como interpretar esta contradição dos evangelistas. Somente numa perspectiva teológica na leitura do evangelho poderemos entender melhor a expressão. O que nos diz o texto.

O texto do evangelho de João diz em João 1, 41-42

“41 Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).

42 E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”. (João 1, 41-42) Biblia Almeida

 

A expressão Simão filho de João é considerada uma variante e se lê corretamente, “filho de Jonas”. Certamente o evangelho de João escrito no final do primeiro século pelos anos 90 d.C. utilizou o evangelho de Mateus 16,17 como referência e onde o apóstolo Pedro é chamado de “BAR Jonas= filho de Jonas”- Serás chamado Cefas ....Pedro. Se entende “serás chamado” por simplesmente = será. (Conforme Niccacci, A. em O evangelho da verdade, Vozes 1980)

Ainda encontramos em alguns autores a seguinte explicação para Simão filho de João. Estes autores entendem neste sentido. Uma declaração do Senhor em Pedro é tratado como filho de João, no sentido de discípulo ou seguidor de João Batista (João 1,35-42). Basta dizer que o apóstolo Paulo preferiu sempre em suas cartas mencionar “Cefas” em vez de Simão ou Pedro ou Simão Pedro. (por exemplo em 1 Coríntios 1,12; 3,22; Gálatas 1,18).

A expressão filho de Zebedeu entendemos que sejam para os apóstolos, Tiago e seu irmão João, o texto assim descreve em Mateus 4, 18-21:

“18 E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos-Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.

19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

20 Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram.

21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos-Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou”. (Mateus 4, 18-21) Biblia Almeida.