Pergunta enviada por Ester de São Paulo / SP, em 03/07/2012

 A resposta encontramos na carta de São Paulo aos Hebreus, uma das 14 Cartas Paulinas do Novo Testamento, sem bem que esta a dos Hebreus, muitos autores não consideram uma Carta Paulina.

Respondo a pergunta a partir da compreensão que os sacrifício, eram realizados no Templo de Jerusalém, com aves, bois, carneiros e cabritos, pelos pecados do povo. Sendo que as pessoas iam a Jerusalém para apagarem seus pecados com ofertas e sacrifícios de acordo com suas posses. Lembro o fato da apresentação do menino Jesus no Templo onde foi oferecido um sacrifício pela purificação de sua Mãe Maria na ocasião do nascimento do filho Jesus, José ofertou um sacrifício de um casal de pombos, porque eram pobres.

Jesus veio substituir este Templo de Jerusalém e a forma dos sacrifícios pelos pecados cometidos. A partir dos evangelhos começamos a entender, que Jesus é o Templo, seus filhos pelo batismo tornam-se templos de Deus, e que ele vem substituir o sacrifícios feitos em Jerusalém pelos pecado por um único sacrifício, sua morte na cruz uma vez para sempre.

Ester, assim o sacrifício de Jesus suprimiu todos os outros sacrifícios. Não há mais necessidade de ir a Jerusalém ofertar sacrifícios pelos pecados e se purificar. A casa de Deus não tem um local determinado, mas esta em todo o lugar, onde esta um filho de Deus ali está o Templo de Deus.

A carta aos Hebreus, ao longo do escrito procura explicar esta nova realidade, para confirmar o que dissemos acima vejamos Hebreus 10,8-18:

“8 Tendo dito acima: Sacrifício e ofertas e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem neles te deleitaste (os quais se oferecem segundo a lei);

9 agora disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo.

10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.

11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados;

12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus,

13 daí por diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.

14 Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados.

15 E o Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver dito:

16 Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta:

17 E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades.

18 Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado”. (Hebreus 10, 8-18) Bíblia Almeida.

 

Nota: Recomendo a leitura da Carta de São Paulo aos Hebreus, que poderá te ajudar a entender esta terminologia: Templo, sacrifícios de bois, carneiros etc., pecados, ofertas, festas anuais etc. Junto com esta terminologia a Teologia a partir do sacrifício de Cristo.