Olá Marco Antônio de São Bernardo do Campo / SP!

De fato encontramos na Bíblia vários personagens que tem este nome. Era um nome muito comum, assim como também muitas pessoas se chamavam de Jesus. Pela pergunta queres saber o número e a identidade destes Judas. Procurei ser fiel no que encontrei, espero não me omitir de algum nome, mas vão eles deste o mais conhecido nosso, Judas Iscariotes, que esta já incorporado na mente popular. Tido como o traidor, e já fazendo parte do vocabulário popular, até o autor de uma das cartas do Novo Testamento, a Carta de São Judas Tadeu.

 

Lista de nomes dos principais personagens bíblicos com o nome de Judas.

1 - Judas o Macabeu organizou a revolta judaica (166-160 a.C) (conf. Macabeus 2,4)

2 - Judá um dos filhos de Jacó (conf. Mateus 1,2-3). Nome encontrado na genealogia de Jesus.

3 - Judá – um dos ancestrais de Jesus descrito na genealogia de Jesus em (Lucas 3,30)

4 - Judas Iscariotes, citado no Novo Testamento. Discípulo de Jesus, filho de Simão (conf. João 6,71). Aparece com o apelido Iscariotes. Nas listas dos apóstolos citados no Novo Testamento (Mateus 10,4; Marcos 3,19; Lucas 6,16) aparece sempre em último lugar. Sempre identificado como o traidor de Jesus.

5 – Judas Tadeu (apóstolo) possuía nome duplo chamado de Judas irmão de Tiago (conf. Lucas 6,16) e Judas Tadeu (conf. Mateus 10,3). Autor da Carta de São Judas Tadeu. (conf. Judas 1,1)

6 – Judas de Damasco, habitante da rua direita na cidade de Damasco, onde o apóstolo Paulo ficou hospedado. (Atos dos Apóstolos 9,11)

7 – Judas chamado de Galileu (conf. Atos dos Apóstolos 5,37) cuja origem era Gâmala na Gaulanitide. Chefe de rebelião na província da Galileia contra a presença dos romanos em 6 d.C. (Atos dos Apóstolos 5,37)

8 – Judas de Barsabás . Escolhido com Silas pelos lideres cristãos de Jerusalém para acompanhar o apostolo Paulo e Barnabé a Antioquia. Desfecho do caso da circuncisão. (Atos dos Apóstolos 15,22-33)

Os dados acima descritos encontramos em: Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Vozes 1977, pag. 840ss; O Novo Dicionário da Bíblia, Vida Nova 1986, vol II, pág. 881ss; Chave Bíblica, Sociedade Bíblica do Brasil 1971, pág.270.