Olá Iris,

Respondendo sua pergunta sobre a genealogia de Jesus, vamos tomar por base o texto de Mateus que é o único que cita nomes de mulheres. Para tal compare Mt 1,1-16 com Lc 3, 23-38. Nesse  evangelho  a genealogia de Jesus está dividida em 14 gerações a partir de Abraão até Davi, mais 14 gerações desde Davi ao Exílio da Babilônia e finalmente mais 14 gerações do Exílio até Jesus. Já em Lucas essa divisão em 3 blocos de gerações não aparece e Jesus é colocado como descendente de Adão.

 

O evangelho segundo Mateus dirigia-se principalmente a cristãos oriundos do judaísmo, e, por isso, a genealogia de Jesus começa a partir do Patriarca do povo judeu – Abraão.
 
 
 
Os nomes das mulheres que aparecem na genealogia de Jesus segundo Mateus são: Tamar (Mt 1,3); Raabe e Rute (Mt 1,5); a mulher de Urias, o heteu, -  Bate-Seba /Betsabéia (Mt 1,6); e Maria (Mt 1,16). Portanto temos 5 mulheres e entre elas algumas eram de origem estrangeira. Tamar era Cananéia, Raabe era de Jericó e Rute de Maoab. Bate-Seba/ Betsabéia era a mulher de Urias, um homem heteu.
 
 Embora outras matriarcas não tenham sido citadas, tais como: Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Bala e Zelfa, não significa que elas também não eram lembradas na história do povo judeu e depois dos cristãos.
 
O destaque a Tamar deve-se a insistência dela para assegurar seus direitos de viúva do filho de Judá, em manter uma descendência a partir de seu sogro, confira em Gn 38, 6-30.
 
Raabe, a mulher que morava nos muros da cidade de Jericó, acolheu e escondeu os espiões de Josué, quando esses foram enviados àquela cidade para fazer um primeiro reconhecimento, confira em Js 2.
 
Rute, a moabita, é lembrada pela sua fidelidade a sua sogra Noemi, ao declarar a ela: “O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1, 16). Rute casa-se com Boás e depois ela será a bisavó do rei Davi (Rt 4, 13-17).
 
A mulher de Urias – Bate-Seba/ Betsabéia é também citada uma vez que teve sua vida transformada a partir da morte de seu marido, a mando de Davi ( Sm 11,14-17). Ela é a mãe do rei Salomão.
 
Maria, a mãe de Jesus, porque se colocou inteiramente a serviço de Deus, embora sua gravidez, fora do casamento, fosse motivo de morte por apedrejamento, ela não temeu, confiou em Deus e com Ele contribuiu para a encarnação do salvador da humanidade.
 
Que a atitude persistente e a fidelidade a Deus dessas mulheres possam ser para todos nós um exemplo.