Olá, Lazaro

Para responder a sua pergunta vamos tomar as informações do texto bíblico de  2 Rs 25, 1-3.  De acordo com 2 Rs 25,1, Nabudonosor chega para atacar Jerusalém no dia dez do décimo mês,  portanto no dia dez do mês de Tebet, equivalendo a Dez/Jan em nosso calendário. O ano é o nono do reinado de Zedequias (Sedecias) que era o rei de Judá. Os historiadores indicam mais prováveis os anos de 589/588 antes de nossa era comum ou, antes de Cristo.

O tempo que Nabudonosor sitiou Jerusalém está indicado em 2 Rs 25,2, igual a 2 anos de cerco à cidade. O término se deu no décimo primeiro ano do reinado de Zedequias ou Sedecias. Portanto do nono ano ao décimo primeiro ano, são dois anos. Mas, se contarmos o tempo do cerco de Jan/588 a Julho/Agosto de 587, teremos dezoito meses, ou seja, 1 ano e meio.

 A data da entrada na cidade e saque do Templo de Jerusalém, segundo 2 Rs 25,8, foi no dia sete do quinto mês, o mês de Ab, equivalendo a Julho/Agosto. O cerco terminou em Julho/Agosto no ano correspondente a 587 ou 586 de nossa era comum.

Nabudonosor usou a técnica da época para fazer com que uma cidade ficasse debilitada sem ter como conseguir alimentos, remédios e efetuar as trocas necessárias para o desenvolvimento de uma vida normal. Sitiou a cidade de Jerusalém com valas o que dificultava as pessoas de saírem ou entrarem normalmente nela. E ainda manteve vigilância sobre essas valas, dessa forma a pessoa que saísse da cidade era facilmente identificada.  

Anos depois a cidade de Jerusalém foi sitiada, invadida e conquistada pelos romanos no ano 63 antes de nossa era comum, ou antes de Cristo e depois no ano 70 de nossa era comum, ou depois de Cristo, novamente pelos romanos,  foi quase toda destruída e o Templo totalmente destruído.