Aquilo que sabemos, através da Bíblia, sobre a vida dos hebreus no Egito está no final livro do Gênesis e no início do livro do Êxodo. Sabemos que os hebreus foram parar no Egito graças ao fato que durante uma caristia na Palestina foram buscar alimentos no Egito e lá encontraram a José, que fora vendido pelos irmãos, filhos de Jacó, a estrangeiros. José era uma pessoa importante junto ao Faraó e toda a família de Jacó se transferiu para aquelas terras, onde gozavam da beneficiência do Faraó. Todavia o governo no Egito mudou e, como diz Êxodo 1,8-10, "chegou ao poder um novo rei, que não conhecia José. Ele disse à sua gente: 'Eis que o povo dos israelitas tornou-se mais numeroso do que nós. Vinde, tomemos sábias medidas para impedir que ele cresça.'" A partir desse momento terminou a harmonia para os filhos de Israel no Egito e começou a nascer o sonho de voltar à Terra Prometida.

 

Portanto, para responder a sua pergunta precisamos distinguir dois períodos.

1. Durante o período em que José estava vivo

  • O Faraó dá aos filhos de Jacó a melhor terra do Egito e eles comem da fartura da terra, sendo deles o que havia de melhor naquela terra (Gênesis 45,18-20)
  • Os filhos de Jacó eram pastores e exerceram essa profissão, em paz com o Faraó e inclusive foram nomeados 'administradores dos rebanhos do Faraó' (Gênesis 47,1-6).
  • O Faraó deixou os filhos de Israel entrar no Egito e deu para eles a melhor região, a terra de Ramsés, e José providenciou para eles pão (Gênesis 47,7-12)
  • O povo de Israel se estabeleceu na região de Gessen, onde adquiriram propriedades, foram fecundos e se tornaram muito numerosos (Gênesis 47,27)

 

2. Depois da morte de José

  • Foram impostos contra Israel inspetores de obras para tornar-lhe dura a vida com os trabalhos que lhe exigiam. Dessa forma contruíram as cidades de Pitom e de Ramsés (Êxodo 1,11)
  • Os epípcios obrigavam os israelitas a duros trabalhos: preparação da argila, a fabricação de tijolos, trabalhos nos campos... (Êxodo 1,13)
  • As parteiras foram orientadas para que quando as hebreias dessem à luz, se a criança fosse um menino, deveria ser morta, jogada no rio (Êxodo 1,15-22)

 

No final, Deus ouviu o clamor do povo e, através de Moisés, libertou o povo da escravidão no Egito e o conduziu à Terra Prometida, depois de 40 anos pelo deserto.