Oi Regina. É normal que todas essas perguntas começam a aparecer, quando lemos a história de Israel e, em particular, quando nos deparamos com os fatos da vida dos primeiros reis de Israel, Saul, Davi e Salomão. Nós, através da catequese, por exemplo, aprendemos que Davi foi o rei ideal e fomos convidados a fazer como ele: "Eu canto como o rei Davi, Eu rezo como o rei Davi..." (dizia a musiquinha). Mas, lendo a Bíblia, nos damos conta que a vida de Davi não foi completamente exemplar. Já começando com a disputa entre ele e o rei Saul. Nem tudo ali é claro. Saul foi o escolhido por Deus pra governar Israel, mas de uma hora pra outra Deus o abandona, sem um motivo claro, e escohe Davi. A raiva de Saul contra Davi, que transparece a partir da unção do novo rei, em 1Samuel 16, parece até justificada, mas a narração bíblica está sempre do lado do novo eleito. Davi é, sem dúvida, um homem pecador. Mas é também alguém que escuta a voz do profeta, que se arrepende (veja sobretudo 2Samuel 11 e 12). Também em relação a Salomão as dificuldades são várias. Sobressai, aos nossos olhos, a sua sabedoria, mas não podemos ignorar a violência, segundo os nossos parâmetros, que transparece em algumas de suas ações.

Passemos as suas perguntas.

 

1: Davi teve por mulher a sunamita?

Davi teve mais de uma mulher. As tradições naquele tempo eram diversas. Apesar disso não é claro se "Abisag de Sunam", a sunamita, foi sua esposa. Lemos, no início do livro dos reis, que Davi estava velho, na cama. Os servos então procuraram uma virgem que pudesse assistir o rei e cuidar dele, que "dormisse sobre o seu seio" (1Reis 1,2) para que pudesse se aquecer. O texto conta que essa jovem então "passou a cuidar do rei e a servi-lo, mas ele não a possuiu" (1Reis 1,4) .

 

2: O que quer dizer o rei não a conheceu?

Essa frase aparece em 1Reis 1,4, citada acima. A tradução que usei é da Bíblia de Jerusalém e não tem "não a conheceu", mas sim "não a possuiu". A tradução Almeida traz "não a conheceu", como é em hebraico. Todavia a Bíblia de Jerusalém é fiel ao significado, pois de fato a palavra hebraico "conhecer" muitas vezes, na Bíblia, tem o sentido de "ter relações sexuais". Portando, com essa frase, o autor bíblico diz que Davi não teve relações com a sunamita.

 

3: E Adonias teve por mulher a mesma sunamita?

Não, Adonias não a teve como esposa. É verdade que ela desejou que ela fosse a sua esposa e por isso intercedeu junto à mãe do novo rei (Davi já tinha morrido) Salomão, para que ela (Betsabeia) dissesse ao filho que ele queria a sunamita como esposa. Salomão, porém, lhe negou.

 

4: Foi por isso que Salomão mandou matá-lo?

É essa a versão bíblica, como contado em 1Reis 2,13-25. Na verdade Adonias, irmão mais velho de Salomão, queria ter reinado no lugar do pai, Davi. Todavia Davi escolhera Salomão. Como acontecia nas dinastias antigas, um reino não pode durar se há muito conflito interno. Para que a realeza de Salomão pudesse se consolidar era necessário que todos os pretendentes ao trono saíssem de cena. Essa é a razão pela qual Salomão ordena a morte do próprio irmão (1Reis 2,25). Mas o autor bíblico precisa encontrar uma razão mais 'diplomática' para a sua morte e a encontra no pedido que Adonias tinha ousado fazer.