Hilton, não há dúvidas que os dinossauros existiram. Também não há dúvidas que a Bíblia não fale deles. Nós, de modo errado, pensamos que a Bíblia trate, no modo moderno, das questões atuais. A Bíblia terminou de ser escrita há quase dois mil anos e os escritores sagrados não tinham idéia e muito menos sabiam que um dia apareceria a questão da paleontologia, da teoria do desenvolvimento da criação. Repetindo o que já dissemos em outra ocasião, a Palavra de Deus também não fala sobre computador, internet, carros, aquecimento global. Essas são coisas modernas e, mesmo que a Bíblia não fale, existem. Temos de ser mais flexíveis, menos fundamentalistas, na leitura da Bíblia. Ela contém, sem dúvidas, os princípios para o nosso comportamento, para a nossa vida, mas não fala de tudo que nos rodeia hoje.

Retomando o tema da criação, conforme é contado na Bíblia, repito aqui uma idéia de Etienne Charpentier (Para ler o Antigo Testamento).
Ele assim reflete:

"Escutamos, de vez enquando, essa pergunta: 'é verdadeiro aquilo que está escrito na Bíblia? É verdadeiro tal milagre?' Antes de responder precisamos perguntar-nos sobre o que entendemos com a palavra 'verdadeiro'. Existem diferentes sentidos para tal palavra: dizemos, por exemplo: 'essa história é verdadeira, este romance é verdadeiro, este poema é verdadeiro...' Sabemos que não falamos da mesma coisa. Num romance, tudo é inventado e, mesmo assim, poodemos dizer que é verdadeiro, se reproduz bem a realidade humana: nada nele é exato e histórico, mas tudo é verdadeiro.
É perigoso colocar etiquetas em tudo, mas pode ser prático para ajudar a clarear as coisas. Tomamos, portanto, essas duas palavras: exato e verdadeiro.

Exato se diz daquilo que aconteceu historicamente: aquilo que pode ser registrado com a câmera, com o gravador. Porém verdadeiro pode ser também algo abstrato, um sentido, que não pode ser registrado.

É verdadeira, portanto a Bíblia? Sim, mas nesse sentido acima. Encontramos muitos coisas incorretas; o modo de contar os fatos ou de transmitir as palavras não será exato; mas será veradeiro, pois inclui o sentido que ali se descobriu."